Depredações se espalham pelo Rio e atingem monumento trazido por Dom Pedro II

Monumento histórico do século 19 na Cinelândia, trazido por Dom Pedro II, sofre com abandono, furtos e uso indevido; problema se repete em outras regiões do Rio.

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Reprodução Tv Globo

Os monumentos históricos do Rio de Janeiro seguem sofrendo com o abandono e a depredação. Um dos casos mais simbólicos é o de um chafariz do século 19, trazido da Áustria por Dom Pedro II e instalado na Praça Mahatma Gandhi, na Cinelândia, que hoje encontra-se seco, sem conservação e transformado em banheiro a céu aberto. As informações são do RJTv.

PUBLICIDADE

A fonte, feita em ferro fundido, foi esculpida em Viena e trazida de Paris pelo imperador. Tombada pelo IPHAN, a peça histórica teve sua fonte desativada em 2017, marcando o início de um ciclo de abandono. Desde então, o local vem sendo utilizado como mictório, vaso sanitário e até chuveiro por pessoas em situação de rua.

“Isso é um absurdo! Tudo rachado! Tão importante, tão lindo, e ninguém faz nada. Nada! Absolutamente nada! Isso é a nossa história! É o nosso passado!”, denunciou o restaurador Marconi Andrade, que compartilhou nas redes sociais imagens da degradação.

Segundo ele, as asas dos querubins que compõem o conjunto escultórico foram furtadas. Outras alegorias desapareceram, e as estátuas de mármore perderam partes das mãos e do nariz. “É uma vandalização total. Além disso, há um afundamento em todo o sistema de escadaria do monumento”, afirmou Marconi durante visita da equipe de reportagem.

O cenário de descaso não se limita à Cinelândia. Em Praça XV, a grade de proteção da estátua do General Osório e outras peças também foram levadas. Na Tijuca, no mês passado, o busto de Alfredo de Paula Freitas foi furtado. Em São Cristóvão, a placa do Museu do Primeiro Reinado desapareceu.

“Sabe qual o nosso problema? Estamos pregando no deserto. Diariamente fazemos denúncias pelas redes sociais, e nosso grupo nasceu justamente por causa de uma denúncia”, lamentou Marconi.

Até a estátua de Mahatma Gandhi, que dá nome à praça onde está o chafariz, foi alvo de vandalismo: seu cajado, um dos símbolos mais característicos da escultura, foi roubado.

A Secretaria Municipal de Conservação informou que realiza manutenção semanal no chafariz da Cinelândia. Após a denúncia do furto, a pasta registrou boletim de ocorrência. Segundo a secretaria, em 2024 já foram contabilizados sete casos de vandalismo ou furto de monumentos na cidade. Ainda de acordo com a pasta, foram destinados R$ 800 mil no último ano para a recuperação de peças danificadas. Os reparos seguem um cronograma de manutenção, segundo nota oficial.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Depredações se espalham pelo Rio e atingem monumento trazido por Dom Pedro IIddr newsletter Depredações se espalham pelo Rio e atingem monumento trazido por Dom Pedro II

4 COMENTÁRIOS

    • Exato. Por isso que votam em Bolsonaro, Lula, Castro, Crivela, Cabral, Cunha, Lindenberg e muitos outros. Politicos que dependem de um povo vagabundo, analfabeto, convivente, recalcado, ignorante ,…

  1. 17 MILHÕES para um SHOW NOJENTO DA MADONA, em que ela DUBLOU todas as músicas e agora o RIO terá o show da LADY GAGA que também cobrará um valor absurdo por um espetáculo ruim! POLÍTICA DO PÃO E CIRCO para este POVO IGNORANTE E MANIPULADO ! VÃO CONTINUAR VOTANDO NUM PREFEITO POPULISTA E VIG4RIST4!

  2. Vai demorar qto tempo mais para atuarem e acabarem com ferro-velho no centro? Está atividade da tampa do bueiro, do cajado, do portão do condomínio, sinal, fios, etc. Acredito que até a polícia sabe….

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui