Deputada Martha Rocha quer criar ordem de prioridade para vacinação contra Covid-19

Segundo o projeto de lei, caso seja aprovado, prioridade será de profissionais da saúde e da manutenção da ordem pública

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Martha Rocha, deputada estadual - Foto: Thiago Lontra/Alerj

A tão sonhada vacina contra a Covid-19, quando lançada no RJ, poderá ser ”subdividida” de acordo com ordem de prioridade. Pelo menos é isso que propõe um projeto de lei da deputada Martha Rocha (PDT) que deverá ser debatido em breve na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

No PL, a vacinação contra a Covid-19 ficou dividida em 7 ordens de prioridade:

1 – Profissionais essenciais ao controle de doenças e à manutenção da ordem pública;
2 – Pessoas com idade acima de 60 anos;
3 – Pessoas com cardiopatias, diabetes, pneumopatia, doença neurológica ou renal, imunodepressão, obesidade, asma, ou outra doença que, conforme o Ministério da Saúde, o enquadre em um grupo de risco para Covid-19;
4 – Professores e profissionais de apoio de escolas públicas e privadas;
5 – Profissionais de atendimento ao público, em órgãos públicos e empresas privadas;
6 – Jornalistas;
7 – Pessoas saudáveis de idade inferior a 60 anos.

”O enfrentamento da pandemia da Covid-19 é um grande dos desafios na gestão de saúde pública estadual. Por isso, haverá necessidade, por parte da Secretaria de Estado de Saúde, desenvolver um planejamento estratégico na distribuição da vacinação para imunizar a população fluminense. Diante disto, este projeto de lei foi criado com o objetivo de estabelecer os critérios de idade, estado de saúde e atividade laboral para dividir em grupos a população que terá acesso imediato a vacina”, justificou Martha Rocha.

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a previsão é de que a vacina esteja sendo distribuída a uma parte da população em fevereiro de 2021. Vale destacar que, no último dia 19/08, integrantes da Fiocruz estiveram reunidos com representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para detalhar como será o processo de fabricação da vacina.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Deputada Martha Rocha quer criar ordem de prioridade para vacinação contra Covid-19

4 COMENTÁRIOS

    • Saulo de oliveira, nossa então deputada, Marta Rocha, fez uma lista de prioidades de cunho objetivo, pois todos sabemos que os profissionais da area de segurança pública como os da area da saúde são os mais expostos ao virús, com base nisto não encotro em seu comentario vago qualquer coerência com a realidade.

  1. Quem tem que definir as prioridades são as autoridades públicas junto aos agentes públicos, ou não, da área da infectologia e virologia.
    Essa deputada como muitas se metem em assuntos que fogem do dever do ofício de um Parlamento.
    Bilhões desviados com gabinetes abarrotados de assessores…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui