Em meio a mais um verão marcado por problemas no abastecimento de água, a deputada estadual Adriana Balthazar (Novo) enviou ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (09/02), um Requerimento de Informação cobrando o envio de um projeto para resolver a questão da qualidade da água fornecida pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae).
No documento, a parlamentar pede detalhes sobre o plano, quem é o responsável pela execução, qual valor será investido, em que prazo está concluído e o nível de efetividade de resolução do problema que o suposto projeto vai proporcionar.
“Não estamos bebendo água, o que está disponível para o nosso consumo é esgoto. Para piorar, a agência reguladora não tem estrutura para analisar a qualidade da água e atribui a responsabilidade à Cedae. É muito importante que tenha mais fiscalização neste processo”, ressalta Adriana.
O requerimento foi elaborado após visita da deputada à Estação de Tratamento de Água do Guandu, na Baixada Fluminense, para fiscalizar a contaminação da água que chega à capital e a outros municípios da Região Metropolitana.
“Não é só geosmina. O Rio Guandu virou esgoto, e a Estação de Tratamento da Cedae foi feita para tratar água. Precisamos urgentemente cobrar o cumprimento de um plano efetivo para resolver tamanho problema”, enfatiza a deputada.
Boa tarde deputada estadual Adriana Balthazar (Novo),
Como sugestão, o início de vossa fiscalização poderia ser cobrar do Governo do Estado, o qual a senhora fiscaliza, o plano de saneamento básico dos leitos dos mananciais que abastecem os rios dos quais as águas são captadas, isso já reverteria o problema imensurável que estamos.passando. A falta de saneamento e de tratamento dos esgotos que são despejados nos mananciais que abastecem o Guandu é de fato o que contribui para o desastre que tornou a ocorrer esse ano, mas não esquente, caso nada seja feito, ano que vem gai ser muito pior.
Essa atitude pode vir da senhora com uma simples canetada.
Grato
João Neto