Deputado federal do RJ propõe que IPVA seja único empecilho para liberação do licenciamento anual do veículo

Projeto de lei do deputado Max Lemos, em análise na Câmara Federal, assegura a emissão anual do CRLV mesmo que o proprietário possua multas pendentes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de trânsito no Rio de Janeiro - Foto: Daniel Martins/Diário do Rio

Um projeto de lei em análise na Câmara Federal, em Brasília, tenta atrelar o IPVA como o único tributo impeditivo para a liberação do licenciamento anual dos veículos em território nacional.

O texto proposto, número 3215/23 e de autoria do deputado Max Lemos (PDT-RJ), assegura a emissão anual do CRLV mesmo que o proprietário possua multas pendentes. Em se tratando da transferência do veículo, essas multas terão que ser quitadas para concluir a transação.

Vale ressaltar que o PL também proíbe a apreensão do veículo com multas de trânsito em atraso, desde que o IPVA e demais obrigações relacionadas ao licenciamento anual estejam devidamente quitadas.

”Muitas vezes, os proprietários enfrentam dificuldades financeiras para quitar todas as multas de uma vez, o que acaba dificultando a obtenção do CRLV anual e o licenciamento do veículo. Essa situação pode gerar um ciclo de inadimplência e atrasos, afetando negativamente a regularização dos veículos”, ressalta o deputado.

Advertisement

Desse modo, para Max Lemos, o projeto separa a questão das infrações de trânsito da obrigatoriedade do licenciamento, priorizando o pagamento do IPVA como principal requisito para a obtenção do licenciamento anual.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Deputado federal do RJ propõe que IPVA seja único empecilho para liberação do licenciamento anual do veículo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui