O deputado federal Glauber Braga (PSOL) foi detido na manhã desta sexta-feira (20/09). Ele participava de um ato de ocupação no campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), na Zona Norte da capital fluminense, quando foi levado por agentes do Batalhão de Choque da Polícia Militar (PMERJ) que realizavam a desobstrução do local em meio a um protesto de estudantes.
Em um vídeo que circula pelas redes sociais, é possível ver Glauber sendo conduzido por policiais e colocado em um ônibus da PMERJ. Além dele, três alunos da instituição, que resistiam à ação policial, também foram levados pelos agentes.
De acordo com a também deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL), esposa de Glauber, o parlamentar está bem, apesar dos olhos ardendo.
Assista
Desocupação
Por volta das 15h10 desta sexta, o Batalhão de Choque da PMERJ, cumprindo decisão judicial da 13ª Vara de Fazenda Pública, retirou os estudantes que ocupavam a Uerj. Para tal, foi necessária a utilização de bombas de efeito moral. Os alunos estavam no local desde julho. Eles são contrários, por exemplo, às alterações referentes à concessão de bolsas estudantis.
Quando a polícia vai a ser a favor da educação, o que eles não têm?