Deputado Flavio Serafini é homenageado pela Uerj com Medalha José Bonifácio

Honraria é concedida a personalidades nacionais e estrangeiras que foram notórias nos setores da educação e cultura do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: UERJ

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) concedeu o título de Grão-Oficial da Ordem do Mérito José Bonifácio ao deputado estadual Flavio Serafini (PSOL), por sua trajetória na agenda política do estado com relação à educação, cultura e à consolidação do papel da Universidade junto à sociedade fluminense.

A solenidade ocorreu no dia 29 de novembro, no Teatro Noel Rosa, no campus Maracanã, e contou com a participação de autoridades da Uerj e da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Durante a cerimônia, o reitor da Uerj, Mario Carneiro, destacou o histórico de Serafini a favor das universidades públicas e do ensino gratuito de qualidade, e em especial sua atuação na Alerj em defesa da Uerj. O deputado foi o relator do projeto de lei que incorporou a antiga Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) à Universidade, sancionado em março deste ano pelo governador Claudio Castro.

“A história de Flavio Serafini é de uma pessoa que sempre esteve ao lado desta Universidade, mesmo nos momentos mais difíceis. Além disso, sua participação foi definitiva na incorporação da Uezo pela Uerj, negociando com outros parlamentares que ainda estavam em dúvida a respeito da pauta. Nada mais justo, por sua participação nesse momento tão importante, que ele receba essa medalha”, ressaltou Carneiro.

Advertisement

Atuação em prol da educação

O homenageado enfatizou a importância da Uerj como exemplo no Brasil em qualidade de ensino e políticas de democratização do acesso ao nível superior.

“O papel da Universidade no próximo período é parte fundamental da discussão sobre o estado do Rio de Janeiro: teremos uma Uerj forte, democrática, cada vez mais representativa e garantindo acesso à educação de qualidade, produzindo ciência e tecnologia públicas para transformar a nossa realidade”, afirmou Serafini.

Para o deputado, a homenagem coroa a parceria com a Universidade e seu compromisso com a educação no estado.

“Entendo que é um reconhecimento da própria instituição dos esforços que temos feito para que a Uerj se fortaleça e cumpra mais plenamente o seu papel. É um incentivo para continuar batalhando cada vez mais”, concluiu.

cerimonia mesa Serafini 768x413 1 Deputado Flavio Serafini é homenageado pela Uerj com Medalha José Bonifácio
Foto: UERJ

Nascido em Niterói, Flavio Serafini formou-se em Sociologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde atuou no Diretório Central dos Estudantes. Além do trabalho como professor nas redes estadual e privada de ensino desde 2005, dedicou-se, após 2007, à criação e fundação do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em Niterói.

Na Alerj, Serafini é presidente da Comissão de Educação e da CPI do Rioprevidência. Também é titular das comissões de Meio Ambiente e de Servidores Públicos e suplente das comissões de Direitos Humanos, Orçamento, Ciência e Tecnologia, Saúde, Trabalho e da CPI Óbitos dos Naciturnos. Ele preside ainda a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e da Luta Antimanicomial.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Deputado Flavio Serafini é homenageado pela Uerj com Medalha José Bonifácio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui