Deputado Otoni de Paula usa ‘mordaça’ ao ser diplomado pelo TRE

O ato foi uma manifestação contra os bloqueios que o deputado recebeu nas redes sociais, que estão fora do ar há um ano e quatro meses por determinação no ministro do STF Alexandre de Moraes, sob a acusação de postagens com ‘ataques à democracia’

Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira, (16/12), diversos candidatos eleitos para os cargos de deputados estadual, deputado federal, senador e governador foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). E um deputado federal chamou atenção pelo seu protesto silencioso. Otoni de Paula (MDB-RJ) usou uma fita na boca, simulando uma mordaça, ao ser diplomado pelo na cerimônia. A manifestação se referência ao bloqueio de suas redes sociais, que estão fora do ar há um ano e quatro meses.

Otoni foi o único deputado reeleito sem o uso de Instagram ou Facebook e conseguiu mais de 150 mil votos, se tornando o sétimo mais votado do estado para a Câmara Federal. Ele teve seus perfis cancelados por determinação no ministro do STF Alexandre de Moraes, sob a acusação de postagens com “supostos ataques à democracia”.

Otoni defende a inviolabilidade de palavras e opiniões dos parlamentares, como garante a Constituição brasileira. No período, os advogados do parlamentar já entraram com oito recursos, e apelaram até para a Corte de Haia na tentativa de reaver as redes sociais. Todos os pedidos foram negados ou ignorados.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui