Deputado propõe instalação de usinas solares para baratear conta de luz nas comunidades

Cooperativa já beneficia 60 famílias do Morro da Babilônia e gera economia de R$ 43 mil por ano

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem apenas ilustrativa | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

O deputado estadual Andrezinho Ceciliano (PT) protocolou na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), nesta semana, um projeto de lei para criar o Programa de Eficiência Energética para as Comunidades, prevendo a instalação de usinas de energia solar para reduzir pelo menos 60% do valor pago nas faturas dos moradores.

As usinas serão construídas em áreas de forte incidência solar e a energia gerada será injetada na rede de forma a compensar a energia utilizada pelas comunidades. Segundo o projeto, as usinas serão construídas com parte dos recursos destinados aos programas de eficiência energética, conforme prevê a legislação federal: 0,25% da receita operacional líquida das concessionárias de energia por ano.

A eficiência energética não apenas contribui para a redução do consumo de energia, mas também para a redução das emissões de gases de efeito estufa, a economia de recursos naturais e a economia financeira. Portanto, é um tema de grande importância para o Brasil e para o mundo”, explica o deputado na justificativa do projeto.

Os beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida e do Bolsa Família terão prioridade de acesso ao programa. O titular que deixar de pagar suas faturas de consumo pelo prazo mínimo de três meses será excluído.

Advertisement

O uso de placas solares para baratear a energia já começou a fazer parte da realidade das favelas do Rio de Janeiro. Segundo a Folha de São Paulo, 60 famílias são abastecidas com energia solar produzida no morro da Babilônia, na zona Sul. A iniciativa começou em 2015 com a Revolusolar, cooperativa que hoje conta com recursos de empresas privadas e de organismos internacionais.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Deputado propõe instalação de usinas solares para baratear conta de luz nas comunidades
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui