Deputado quer criar comissão para acompanhar marco regulatório do saneamento no RJ

Parlamentar justifica que a elaboração da comissão é essencial para fiscalizar e garantir o adequado cumprimento das metas definidas e a correta utilização do dinheiro público

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Deputado estadual Vinicius Cozzolino (Foto Deputado estadual Vinicius Cozzolino)

O deputado estadual Vinicius Cozzolino (União) protocolou na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o requerimento para criação da Comissão Especial para acompanhar o novo marco regulatório do saneamento básico no estado. Vinicius justifica que a elaboração da comissão é essencial para fiscalizar e garantir o adequado cumprimento das metas definidas e a correta utilização do dinheiro público. 

A criação da comissão movimentou os corredores da Alerj e 42 deputados já assinaram a favor. Segundo Vinicius, a medida não tem sentido punitivista ou denuncista e o foco está na construção coletiva para o pleno desenvolvimento e entrega do Marco Legal do saneamento.

A Lei Federal nº 14.026/2020 ampliou a meta do regulatório estatal, estabeleceu novas atribuições à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e definiu metas de universalização que garantam o atendimento de 99%da população com água potável e de 90% da população com coleta e tratamento de esgotos até 31 de dezembro de 2033, assim como metas quantitativas de não intermitência do abastecimento, de redução de perdas e de melhoria dos processos de tratamento.

A comissão requerida contará com a participação de cinco membros e terá o prazo de 120 dias para a conclusão de seus trabalhos, podendo ser prorrogado por até 90 dias, na forma do disposto no artigo 29 do Regimento Interno da Alerj. 

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Deputado quer criar comissão para acompanhar marco regulatório do saneamento no RJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui