A Comissão de Segurança Pública da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM) será presidida pelo deputado estadual Rodrigo Amorim (PTB). A entidade congrega e representa lideranças políticas da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
Durante a sua posse, na sede de Poder Legislativo de Buenos Aires (Argentina), Rodrigo Amorim destacou que o programa Segurança Presente tem todos os requisitos para se tornar um padrão nas américas. Ele destacou ainda que pretende estudar todas as boas práticas de segurança dos países do UPM, para aproveitar inciativas que sejam relevantes para o Rio de Janeiro.
“Quero também ter conhecimento das boas práticas de Segurança em países sul-americanos, como por exemplo a Polícia Municipal da cidade autônoma de Buenos Aires. Tem todas as características de uma guarda municipal, atenta às posturas municipais, mas tem arma para se defender e para combater o crime”, disse, lembrando o caso da capital portenha, que criou áreas de crime zero para alavancar o seu potencial turístico.
À frente da UPM está, o também brasileiro, Valdemar Junior (Republicanos), que sucedeu o senador argentino Alejandro Cellillo. Rodrigo Amorim pretende apresentar, nos próximos eventos da instituição, os resultados da atuação do Programa Segurança Presente, iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro.