Deputado Thiago Pampolha apresenta projeto de lei para criação de Política Estadual de Desenvolvimento Florestal Sustentável

Iniciativa vai permitir que o RJ desenvolva a economia e aumente a geração de emprego e renda na área rural

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Para desenvolver a economia, gerando empregos verdes, bioenergia, captura de carbono e promovendo a conservação do solo, o deputado estadual e vice-governador eleito, Thiago Pampolha, protocolou na Assembleia Legislativa (Alerj), esta semana, um projeto de lei para que seja criada no Rio de Janeiro ações estruturantes para o Desenvolvimento Florestal. A pauta vai ao encontro da agenda Rio2030, incentivando o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza e está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Por meio de um conjunto de ações integradas, para recuperar regiões alteradas e degradadas, além de melhorar áreas agrícolas e gerar florestais produtivas, a Política Estadual de Desenvolvimento Florestal incentiva o plantio e cultivo de espécies nativas e exóticas, possibilitando o aumento da oferta de produtos e subprodutos das florestas no estado. Com isso, o Rio de Janeiro, que é um dos maiores consumidores de produtos de base florestal do Brasil, poderá reduzir a importação de madeira e outros, e ainda desenvolver a economia em setores que utilizam a matéria-prima das florestas.

Além disso, o estado também poderá atender à crescente demanda do mercado para a produção de bioenergia, principalmente para a geração de energia elétrica por usinas térmicas a biomassa e para a substituição dos combustíveis fósseis das caldeiras industriais.

  • “A criação de uma política específica para o desenvolvimento florestal é mais um passo em nosso compromisso com a proteção da biodiversidade e com a ampliação de ações sustentáveis, que vão ajudar a movimentar a economia, criando novas fontes de renda e gerando empregos. Vamos colocar o estado do Rio de Janeiro numa posição estratégica e de destaque nacional para o desenvolvimento florestal“, ressaltou o deputado Thiago Pampolha.

A falta de tradição no cultivo de florestas, restrições da legislação estadual e a ausência de incentivos ou linhas de crédito específicas são alguns dos entraves para o desenvolvimento da indústria de base florestal no Rio de Janeiro, conforme documento apresentado pelo Fórum Florestal Fluminense. Para mudar esta realidade, entre as medidas sugeridas pelo Projeto de Lei, está a criação de um Comitê Gestor de Desenvolvimento Florestal com a finalidade de criar regras para a implantação de distritos florestais e organizar mecanismos financeiros e institucionais para a implementação de uma política que incentive o desenvolvimento florestal. Serão convocados a participar representantes das Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais.

Advertisement

De acordo com o projeto de lei, outro ponto a ser trabalhado são as áreas alteradas e degradadas, abandonadas, subutilizadas ou utilizadas de forma inadequada, conforme o Zoneamento Ecológico-Econômico do estado do Rio de Janeiro. Várias dessas propriedades estão em municípios que não possuem nenhuma atividade econômica, vivendo exclusivamente de repasses do Estado e da União. Portanto, com a adoção de uma política de desenvolvimento florestal, essas áreas poderão ser utilizadas de forma adequada para incrementar a economia estadual e a conservação ambiental, interiorizando investimentos e diversificando serviços em regiões menos favorecidas.

O projeto de lei será analisado pelas comissões de Constituição e Justiça; Defesa do Meio Ambiente; Agricultura, Pecuária e Políticas Rural Agrária e Pesqueira; Ciência e Tecnologia; Saneamento Ambiental; Minas e Energia; Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social; Economia, Indústria e Comércio; Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Controle. Após passar por análise dos parlamentares, será levado a plenário para votação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Deputado Thiago Pampolha apresenta projeto de lei para criação de Política Estadual de Desenvolvimento Florestal Sustentável
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui