Um projeto que tramita na Alerj nesta terça-feira (08/11) quer conceder a medalha Tiradentes, a honraria mais importante da Casa, ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. A prêmio é destinado a pessoas que prestaram serviços relevantes ao estado.
A homenagem precisa da maioria simples dos votos para ser aprovada. A medida A iniciativa foi proposta pelo presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), e outros 12 parlamentares.
“No comando do TSE nas últimas eleições, o Ministro Alexandre de Moraes emplacou uma série de medidas, sendo responsável pela manutenção da ordem democrática, respeito às urnas e às instituições democráticas”, diz a justificativa do projeto.
Os parlamentares citam a trajetória do ministro como membro do Conselho Nacional de Justiça, como secretário de Transportes e de Segurança Pública de São Paulo, até 2015, e ministro da Justiça em 2016, além de seu trabalho como professor e a publicação de livros na área jurídica.
A proposta de homenagear Moraes, no entanto, não agradou parlamentares bolsonaristas. O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), criticou a iniciativa de Ceciliano.
“Quero saber qual é a justificativa para ele receber essa medalha, se são as instaurações de inquéritos ilegais, as prisões ilegais, a prisão de um deputado federal, se é a censura prévia que ele tem cometido. Isso é uma afronta”, disse em um vídeo publicado nas redes sociais.
Um absurdo esse elogio ao Sheriff e tutor do povo brasileiro. A grande maioria dos ministros do STF/STE exorbitam da sua atribuição constitucional e invadem diariamente competência do executivo e do legislativo e o povo Brasileiro vem demonstrando esse descontentamento com as manifestações democráticas nas Ruas. Infelizmente perderam o respeito de uma grande maioria do povo brasileiro. O legislativo não deve homenagear Alexandre de Moraes, Barroso, Tofolli, Carmem Lúcia, Rosa Weber e Lewandowisk.
Poxa esse barulho todo por causa de um simples pedaço de ferro , gente chega de falsidade e hipocresia o cara so quer dar uma medalha para um cidadão de bem . Não se esqueçam que o proprio PL ou coisa parecida dos bolsonarista ja deu medalha para quem não valia um caracol furado .
O PT…esta quadrilha que virou partido e que sonha com a censura a quem os critica, arranjou um ídolo, o cabeça de ovo ! Podridão total.
O que dizer em quem votou nesses parlamentares, são todos farinha do mesmo saco.
Nem tente isso.
O Verde e Amarelo e demais, vão para porta da Alerj.
Absurdo Total. Insulto.
Tinha que vir de André Ceciliano, – afinal, capa do Loola, – parece que agora voando para Brasília.
O Rio de Janeiro não merece isso.
A torcida é que com o novo Congresso Nacional, pelo menos os senadores peçam o impeachment deste senhor.
Será que esses 12 deputados não veem nada mais importante a fazer no Rio de Janeiro.
Uma vergonha para a população brasileira, em especial para o povo esta cidade maravilhosa, que merece o respeito de seus parlamentares.
Completo absurdo, um Juiz que nem Juiz de verdade é, que rasga a CF na cara do aparvalhados Senadores, que muitos não deviam estar lá, bem como contando com o silêncio da Câmara dos Deputados, principalmente dos Presidentes das casas, sendo homenageado por um bando de puxas-saco. SUGIRO QUE CONSULTEM O POVO ANTES DE PROPOR TAMANHA ASNEIRA.
´É um insulto ao povo brasileiro.
Quem são esses ”12 parlamentares”?
Seus nomes?
Absurdo conceder medalha a um ditador,vamos limpar a Alerj dessa gente inimiga do povo!
2026 é logo ali, não esqueceremos!!!???