Na última quarta-feira (13/12), a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, um projeto de lei que autoriza o Governo do Estado a criar a Delegacia Especializada em Prevenção e Investigação de Crimes de Trânsito (DEPICT).
A medida, número 786/23 e de autoria da deputada Franciane Motta (União Brasil), agora segue para análise do governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.
A DEPICT terá a finalidade de fortalecer as ações de segurança viária e combate a delitos relacionados ao trânsito no RJ. Ela terá a função de polícia judiciária, ou seja, deverá investigar e combater crimes relacionados ao trânsito, com a importante finalidade preventiva, tendo como objetivo a conscientização da sociedade sob a responsabilidade da manutenção de um trânsito sem violência.
Franciane explicou que, de acordo com o Anuário Estatístico do Detran-RJ, entre 2020 e 2021, houve um aumento de mais de 4% nos acidentes de trânsito em todo o estado.
”Outro dado a ser destacado é o aumento no número de atropelamentos, que subiu 14% no mesmo período”, complementou a parlamentar.