DER-RJ fecha Estrada Velha da Estrela para trânsito pesado

Alternativa de acesso a Petrópolis, a partir da Baixada Fluminense, a rodovia histórica, toda em paralelepípedo, sofreu ao se tornar rota de fuga para caminhões de grande porte no dia 08 de Junho

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) irão interditar a Estrada Velha da Estrela (RJ-107) a partir desta segunda-feira (31/07) para veículos pesados. Alternativa de acesso a Petrópolis, a partir da Baixada Fluminense, a rodovia histórica, toda em paralelepípedo, sofreu ao se tornar rota de fuga para caminhões de grande porte no dia 08 de Junho, quando um veículo carregado de combustível tombou e incendiou-se na subida da Serra de Petrópolis, na BR-040.

Com o comprometimento do pavimento em diversos pontos da estrada, a decisão foi fechar a estrada para veículos pesados e fazer a recuperação do paralelepípedo antes do período de chuvas. Durante dois meses haverá um trabalho mais intenso dos técnicos, assim como serão instaladas placas com a indicação do peso máximo permitido para a circulação de caminhões no local

  • Por conta de ser uma via especial, há uma manutenção permanente. Entretanto, ao receber caminhões de grande porte, o pavimento em paralelepípedo sofreu danos que precisam ser solucionados, para que os motoristas possam continuar a usar a estrada com segurança – frisou o presidente do DER-RJ, Pedro Ramos.

A RJ-107 é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) por sus importância histórica. Construída por engenheiros alemães em 1841, ela contribuiu para a criação da cidade de Petrópolis, em 1843, e serviu de rota da Família Real nos deslocamentos para a Cidade Imperial. Ela também diminuiu em 10 dias a viagem dos tropeiros que traziam pedras preciosas e ouro de Minas Gerais para o porto do Rio de Janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp DER-RJ fecha Estrada Velha da Estrela para trânsito pesado

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui