Desbravando fronteiras em 2024: estratégias para adotar o inglês em suas metas

Especialista dá dicas para organização e conquista de um perfil internacional

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A virada do ano representa a ocasião em que sentimos o impulso de realizar algo novo! Se a ideia é viver no exterior, embarcar em um intercâmbio ou cursar um MBA internacional faz parte dos seus planos, é o momento ideal para iniciar os preparativos. Estabelecer metas, criar uma lista de aspirações ou incorporar novos hábitos pode ser um ponto de partida excepcional para aqueles que buscam transformações. Essa abordagem também é aplicável àqueles que têm o desejo de vivenciar uma experiência internacional, seja de curta ou longa duração.

        À medida que o mundo se globaliza, as oportunidades de emprego, estudo e vivências internacionais têm experimentado um notável aumento nos últimos anos. Contudo, frequentemente, para atingir essas metas, é imprescindível possuir proficiência na língua global por excelência: o inglês. “Abrir o currículo para o mundo pode ser o primeiro passo para conquistar uma oportunidade internacional”, destaca Vergílio Melo, um dos poucos brasileiros qualificados com a certificação mais alta para licenciatura de inglês internacionalmente, o diploma Delta de Cambridge, e professor da Transfer English.

No Brasil, cerca de 95% da população não fala inglês. A dificuldade de muitas pessoas costuma estar associadas às metodologias tradicionais utilizadas para o ensino da língua e um modelo de aprendizado que não se adequa a rotina intensa de trabalho. Considerando o clima de início de ano e a perspectiva de um novo ciclo, o professor compilou algumas dicas essenciais para tornar o sonho de uma carreira internacional uma realidade. Confira:

1.      Para aqueles que têm dificuldade em manter uma rotina de exercícios em casa, a sugestão é se inscrever em uma academia ou participar de aulas coletivas. Essa abordagem cria um compromisso regular com a atividade, e o mesmo princípio se aplica ao aprendizado do inglês. O primeiro passo para manter uma consistência nos estudos é se inscrever em um curso.

2.      O progresso no aprendizado de uma nova língua não segue um cronograma padrão, uma vez que diversos fatores, como tempo, disponibilidade, formação acadêmica, atenção e foco, influenciam esse processo. Optar por um curso de inglês online oferece ao aluno a flexibilidade de acessar o conteúdo das aulas de qualquer lugar e a qualquer momento do dia. Essa adaptabilidade é especialmente vantajosa para aqueles com uma agenda de trabalho exigente, que ainda desejam aprender o idioma.

3.      Por último, é crucial que o aluno se envolva de maneira imersiva na nova língua. Por exemplo, se você tem interesse em fazer artesanato, por que não procurar tutoriais em inglês no YouTube? A vasta quantidade de conteúdo em inglês disponível na internet supera significativamente o conteúdo em português. Isso abre um novo leque de ideias, materiais e entretenimento online, incentivando o aprendizado enquanto o aluno esclarece dúvidas durante as aulas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Desbravando fronteiras em 2024: estratégias para adotar o inglês em suas metas
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui