Descoberta histórica

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

02_MHB_Rio_aqueduto O Rio é uma cidade cheia de segredos e surpresas a serem revelados, sítios históricos e arqueológicos estão espalhados por toda a cidade. O Centro da cidade é um desses locais, onde em escavações se pode ter surpresas, como nos achados do estacionamento subterrâneo Santa Luzia, recentemente em um posto de gasolina, e na reforma de alguma igreja, como a Sé. Imagina o que deve guardar aquela região do porto e de São Cristovão.

Pois bem, em um trabalho de mapeamento da infra-estrutura histórica da cidade, foi descoberto uma aqueduto no bairro do Rio Comprido, provavelmente construído no século XIX. O aqueduto fica localizado em um terreno da Light. Este achado histórico, que ainda tem parte de sua estrutura ainda em bom estado, possui um declive que segue em direção ao Túnel Rebouças. Compõe esse aqueduto oito arcos de três metros cada um, que faziam parte do sistema de distribuição de água da cidade no século XIX.

Vamos aguardar que outras surpresas históricas a cidade vai nos revelar ao longo dos anos.

Update

Advertisement

Casa onde viveu Machado de Assis é redescoberta

Casa Machado de Assis Uma boa noticia para o patrimônio cultural da cidade e mais uma garantia para preservação da memória e história para as gerações futuras.

No ano em que se completam 100 anos de morte do escritor Machado de Assis, o sobrado em que o mesmo viveu com sua esposa no ano de 1874, e onde o escritor escreveu “A Mão e a Luva”, foi redescoberto.

Por sorte, técnicos da Secretaria Municipal de Patrimônio Cultural, descobriram que o antigo número 96 virou o atual 264, da Rua da Lapa , quando das reformas urbanas do século XX alteraram a numeração da região da Rua do Riachuelo.

O sobrado já foi incluído no Decreto Municipal do Corredor Cultural, que será publicado nesta quinta-feira , no Diário Oficial do Município.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Descoberta histórica
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui