O desfile das Escolas de Samba, na Marquês de Sapucaí, superou as expectativas. Todos os ingressos do Setor 9, comercializados pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro (Abav-RJ), foram vendidos e mais de 10 mil turistas estiveram na avenida nos dois dias do desfile do Grupo Especial e no desfile das Campeãs.
“Podemos dizer que este ano marcou a volta do carnaval. A Sapucaí estava repleta de turistas nacionais e internacionais que vieram prestigiar o evento e vendemos, através das agências associadas, a totalidade dos ingressos comprados pela entidade no setor 9”, comemorou o presidente da Abav-RJ, Luiz Strauss.
Para recepcionar os foliões com conforto e segurança e oferecer melhores condições de trabalho às agências, coordenadores e guias de turismo – responsáveis pelo receptivo -, a Abav-RJ contou com uma equipe polilingue e um estande no setor ímpar, que serviu como ponto de encontro para profissionais e autoridades do trade.
A iniciativa faz parte da ação Welcome to Rio, realizada pela Abav-RJ há 28 anos com o objetivo de proporcionar um serviço de excelência no atendimento aos turistas e melhores condições de trabalho às agências de viagens que atuam no carnaval carioca.
Este ano, a ação contou com a parceria inédita da Fecomércio e da Setur-RJ, o que fortaleceu ainda mais o trabalho realizado.
“Nenhuma parceria poderia ser melhor que esta, com a Abav-RJ, que é a entidade que tem contato direto com os turistas que desejam vir ao Rio. Foi um sucesso e tenho certeza de que será o pontapé inicial para muitas ações em conjunto, de forma que o Rio de Janeiro se torne do tamanho que merece ser”, enfatizou o presidente da Fecomércio, Antonio Florencio de Queiroz.
Carnaval movimenta municípios vizinhos
O secretário Estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, ressaltou que o impacto econômico do carnaval em todo o Estado foi muito positivo e comemorou as taxas de ocupação registradas durante o período.
“Tivemos 100% de ocupação nos hotéis de alto luxo e ficamos muito perto da capacidade máxima na capital. No interior não foi diferente, com Arraial do Cabo com 100% de ocupação, Miguel Pereira com 99%, e a maioria das cidades turísticas perto de 95%”, comentou o secretário Estadual de Turismo.
Segundo o dirigente, a segurança também foi um ponto importante. Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que o Rio teve queda de 58% em crimes violentos no período da folia.
“Tudo isso somado a excelência no atendimento aos nossos turistas, mostra um cenário otimista e de grande retorno para a economia do nosso Estado”, finalizou Gustavo Tutuca.