O aclamado desfile “Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu” da Acadêmicos do Grande Rio, que venceu o Carnaval de 2022, transcendeu as avenidas e passou a ocupar um espaço no Museu de Arte do Rio (MAR) por meio da exposição intitulada “Laroyê, Grande Rio” em colaboração com o Coletivo Carnavalize. A mostra promete transportar o público de volta às emoções que culminaram na histórica conquista.
Até o dia 3 de março de 2024, o Museu de Arte do Rio será o lar dessa exibição, sob a curadoria de Leonardo Antan, Luise Campos, Thomas Reis, e com supervisão curatorial de Marcelo Campos, Amanda Bonan e Jean Carlos Azuos, da equipe do MAR. Esta mostra contará com elementos como fantasias, esculturas e cenários que desfilaram pela avenida, além do trabalho de artistas que inspiraram os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, incluindo nomes como Mulambo, Cety Soledade, Guilherme Kid e Ju Angelino.
Os curadores têm como objetivo celebrar a força artística do desfile, dando nova vida às peças que antes transitavam brevemente pela Marquês de Sapucaí. Eles destacam o desafio e a gratificação de proporcionar ao público uma experiência diferente da produção carnavalesca. “Um desfile de escola de samba é pensado para ser uma experiência única. E fazer com que seus elementos ganhem caráter mais permanente, coroando o trabalho de todo um ano de artistas de barracão, é ao mesmo tempo um desafio e uma tarefa gratificante.” afirmam.
E além da ocupação das galerias com obras de arte carnavalescas, a exposição levanta discussões sobre Exu, um orixá muitas vezes estigmatizado e controverso nas religiões de matriz africana. O objetivo é explorar a essência dessa divindade para além dos preconceitos, desafiando a visão comum que o associa ao diabo na cultura ocidental.
O carnavalesco Leonardo Bora destaca a importância de ocupar um espaço tão relevante como o MAR. “Ocupar um espaço tão importante como o Museu de Arte do Rio com uma exposição integralmente pensada a partir de um desfile de Escola de Samba cujo enredo exaltou as potências de Exu, complexo divino tão demonizado devido ao racismo religioso, é algo que nos enche de orgulho, força e alegria.”
A exposição “Laroyê, Grande Rio” é um convite para reviver a energia pulsante do desfile campeão da Tricolor de Caxias.
Serviço:
- Exposição: “Laroyê, Grande Rio”
- Local: Museu de Arte do Rio (MAR) Praça Mauá, 5 – Centro, Rio de Janeiro
- Encerramento: 03 de março de 2024
- Visitação: Quinta-feira a domingo, das 11h às 18h (última entrada às 17h)