Desfiles da Zona Norte retornam à Intendente Magalhães com estrutura inovadora e moderno sistema de som

Com uma extensão de 380 metros, a passarela da Intendente Magalhães serve como palco para os desfiles de 81 agremiações carnavalescas, do grupo de Avaliação e Séries Prata e Bronze

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Alexandre Loureiro / Riotur

O Carnaval mais tradicional da Zona Norte do Rio retornou ao seu local de origem com uma estrutura inovadora. Além de proporcionar mais conforto ao público que acompanha de perto o evento, considerado o mais popular da cidade, o novo formato trouxe uma iluminação que torna a Passarela Popular da Estrada Intendente Magalhães mais segura e realça as apresentações dos participantes que desfilam pela Avenida.

Com uma extensão de 380 metros, a passarela da Intendente Magalhães serve como palco para os desfiles de 81 agremiações carnavalescas. Entre eles, desfilaram os blocos de enredo da Federação de Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba do grupo de Avaliação e Séries Prata e Bronze, afiliados à Super Liga Carnavalesca do Brasil. Nos próximos dois dias, mais 28 agremiações das Séries Prata e Bronze da Super Liga estão programadas para desfilar, competindo pelo título de campeã até sábado, dia 17, e buscando um lugar na elite do Carnaval carioca. Entre as agremiações participantes estão Renascer de Jacarepaguá, Tradição, Lins Imperial, Acadêmicos do Cubango, Leão de Nova Iguaçu e Jacarezinho.

Segundo Gustavo Mostof, vice-presidente da Riotur, para que os desfiles retornassem à Estrada Intendente Magalhães, foi necessário encontrar um novo espaço dentro da própria via, liberando a UPA de Campinho para o tráfego de veículos de emergência. Visitas técnicas e estudos foram realizados para realizar ajustes visando proporcionar mais conforto ao público e valorizar o trabalho das escolas de samba.

Após pesquisas, concluiu-se que um novo recuo de bateria era necessário para melhorar a eficiência no movimento de organização das agremiações. “Estudei muito uma maneira de inovar nos desfiles da Intendente Magalhães. Ao analisar a pista com nossa equipe técnica da Riotur, encontramos uma maneira de trocar o recuo da bateria, que antes ocorria em frente à UPA”, afirmou Mostof.

Advertisement

A equipe definiu um espaço ideal para a concentração das baterias: a parte da frente da quadra da antiga escola de samba Tradição. Após algumas obras de adequação, um novo recuo, semelhante ao primeiro recuo da bateria do Sambódromo, foi projetado. “Pensamos em recriar na Intendente a mesma logística dos desfiles da Sapucaí. Além de se encaixar no recuo, ganhamos espaço de organização, no mesmo formato do setor um, que é crucial para as escolas. Ao trazer o desfile mais para frente, afastando-o da lateral da UPA, criamos o recuo e renovamos o local, com iluminação cênica, pórtico e box. Ficou perfeito”, declarou Gustavo Mostof.

As inovações também incluem um moderno sistema de som adotado nos desfiles, com dois caminhões equipados com geradores, dotados de sistema de som line array, com uma potência de 48.000w RMS. O sistema de três vias, processado e mixado com mesa de som digital, proporciona uma mixagem perfeita e ajuste de todos os parâmetros necessários para o desfile, com som limpo e praticamente sem interferências.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Desfiles da Zona Norte retornam à Intendente Magalhães com estrutura inovadora e moderno sistema de som
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui