Um deslizamento de terra em uma encosta do Morro da Mangueira, na Zona Norte do Rio interditou casas e deixou sete famílias desalojadas na região, de acordo com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). O deslizamento ocorreu às 3h20 da madrugada desta sexta feira. O local onde ocorreu o deslizamento dá acesso à Rua Visconde de Niterói, uma das principais entradas da comunidade.
Técnicos da Defesa Civil foram ao local para fazer uma avaliação da área e interditaram uma calçada no topo do barranco porque havia risco de desabamento.
Devido aos escombros, a entrada de muitas casas ficou interditada e alguns moradores chegaram a tentar sair de suas residências pelo telhado. Quatro pessoas que ficaram presas em uma casa deixaram o imóvel durante à tarde, depois de quase 10 horas. Ninguém se feriu e todos eles estão bem.
De acordo com o secretário Gutemberg Fonseca, uma das possíveis causas do deslizamento foi o vazamento de um cano que pode ter encharcado o solo por alguns dias. “Doze casas, lamentavelmente, foram atingidas. A princípio, a informação que chega é que foi causado por uma tubulação que já vinha vazando há algum tempo e fez com que o solo caísse, descesse”, explicou o secretário da Seop.
Em nota, a Cedae afirmou que não foram encontrados indícios de vazamento. Porém, foram identificadas diversas ligações clandestinas na região.