Desordem urbana compromete acesso ao metrô no Centro do Rio

Aglomeração de ambulantes, sujeira e falta de fiscalização dificultam circulação de pedestres na região central da cidade

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

A desordem urbana continua a impactar o cotidiano dos cariocas, especialmente nos acessos às estações de metrô. Entre barracas, vendedores ambulantes e um cenário de descaso, o ir e vir da população se transforma em um verdadeiro desafio.

PUBLICIDADE

Na estação Carioca, uma das mais movimentadas do centro do Rio, a circulação é dificultada pela presença de camelôs irregulares que se misturam às barracas legalizadas. O problema se agrava nos horários de pico, quando desembarques em massa resultam em tumulto, encontrões e empurrões.

“É uma verdadeira prova com barreiras. Além de desviar das pessoas que saem da estação, temos que evitar as barracas e as mercadorias espalhadas pelo chão. Um dia, vi uma senhora tropeçar e cair. Por sorte, não se machucou”, relata o estudante universitário Marcelo Freitas, de 22 anos.

O cenário não se restringe ao metrô. Nos acessos às barcas na Praça XV, no terminal rodoviário e até mesmo sobre os trilhos do VLT, a presença de ambulantes é intensa. Mendigos também fazem parte do ambiente, evidenciando a falta de políticas eficazes de acolhimento por parte do poder público.

Além da dificuldade de locomoção, o acúmulo de lixo agrava o quadro. A limpeza urbana não consegue acompanhar o ritmo do problema, e a falta de planejamento parece contribuir para o cenário de abandono. No trajeto entre o Theatro Municipal e a Câmara Municipal, o forte cheiro de urina incomoda quem passa pelo local.

“Isso aqui tá abandonado”, resume a operadora de telemarketing Karina Seixas, de 34 anos, que trabalha em um escritório na região. A prefeitura, por sua vez, afirma que realiza ações de regularização, fiscalização e limpeza.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Desordem urbana compromete acesso ao metrô no Centro do Rioddr newsletter Desordem urbana compromete acesso ao metrô no Centro do Rio
PUBLICIDADE

24 COMENTÁRIOS

  1. Isso pq vcs nunca foram, igual o prefeito, nas estações da linha 2. Pavuna tem ambulante na escada e na rampa
    Portador de deficiência não sobe a rampa. Escada vc fica parado tentando descer. Didi vaz nunca foi fiscalizar. Falo mais 3 estações largadas pela prefeitura

  2. Os que reclamam dos trabalhadores informais são os mesmos que apoiaram a adoção do contrato de trabalho intermitente previsto na CLT pelo governo Temer e são certamente usuários dos serviços de aplicativos de alimentação e transporte cujos colaboradores são completamente precarizados. Camelôs e ambulantes não são criminosos apenas lutam pela sobrevivência. Se as mercadorias tem origem criminosa, cabe ao governo do Estado coibir. À prefeitura compete organizar e limpar os ambientes afetados. A Lady Gaga não tem nada a ver com isso.

  3. A população que compra de ambulantes ilegais e os apoia, alegando que são trabalhadores, também tem sua parcela de culpa.
    Se ninguém mais consumisse esses produtos, eles sairiam dos locais e teriam que arranjar algum trabalho de verdade.

    Todo mundo tem sua parcela de responsabilidade, governo, ambulantes irregulares e população consumidora de produtos ilegais.

  4. Tem que reclamar no 1746
    Carioca tem barracas fechando a rua tinha que relocarem eles para o lado do outeiro de sto Antônio aí deixavam livre o acesso e o direito de ir e vir do cidadão !

  5. Tem que reclamar no 1746
    Carioca tem barracas fechando a rua tinha que relocarem eles para o lado do outeiro de sto Antônio aí deixavam livre o acesso e o direito de ir e vir do cidadão !

  6. Cidade abandonada? Lixo tomando conta.
    Passei essa semana ali na passarela trem/ Brt em madureira q absurdo, aquilo nunca foi lavado nrem varrido.
    Tudo muito imundo, precisando uma recuperacão total do local. A estacao do Brt, imunda , nunca foi limpo aquilo, alias a de Olaria esta imunda tambem, pelo visto todas estao assim.
    O Rj ta largado, cidade imunda.
    O Dep de Parques e Jardins parece q nao existe mais, na Central fizeram um jardim agradavel mas já virou habitat de crakeiros e medingos .
    Pobre cidade. Quem te viu , quem te v.

  7. Fui criado no Bairro do Catete, tenho um apreço muito grande por lá, mas, infelizmente a desordem no Largo do Machado e Rua do Catete só contribui para dificultar os transeuntes, idosos então nem se fala. Atualmente vejo muitos locais desta forma, no centro, bairro de Fátima onde atualmente resido está ficando impraticável o deslocamento para ir no mercado. Cheio de viciados e mendigos pedintes. Tendas ocupando a calçada. Onde estão as fiscalizações? Calçada é local para os pedestres! Impossível viver disputando os espaços e entregue a criminalidade.

  8. Podem incluir Copacabana nesse caos também, as pessoas andam pelo meio da rua se arriscando a serem atropeladas por algum carro porque as calçadas não tem lugar para pedestres. E quando vão embora, deixam toda a sujeira nas calçadas.

  9. O engraçado é que se o choque de ordem for aplicado vai todo mundo contra a GM e a prefeitura…

    Esse problema ocorre em todas as estações (algumas muito mais que outras). Na estação da Pavuna por exemplo tem mais barraquinhas de ambulantes do que o espaço necessário para as pessoas transitarem. Caso ocorra alguma emergência e precisar utilizar as rampas de acesso a estação para prestar socorro vai dar ruim.. todo dia é um engarrafamento de pessoas tentando acessar ou sair da estação devido a quantidade exorbitante de barraquinhas com produtos expostos. Tem de tudo!

    Bem sabemos que grande parte dos produtos são originários de cargas que foram roubadas no entorno e são distribuídas para venda nas feiras da Pavuna, são João de Meriti e Village.

    Não há 1 guarda municipal se quer na região da Pavuna e a ordem pública só é possível pelo bom censo de poucas pessoas.

    • Pavuna é um caso perdido. Esquece. Ali é gente que trabalha pagando taxa do tráfico e vendendo produtos roubados do tráfico.

      O buraco é mãos embaixo. Só a GM e a SEOP não resolveria.

    • Para a tv defensora do Dudu que recebe todos os direitos de transmissão de qualquer evento ligado à prefeitura está tudo bem. Cala-te boca , boca te cala! Vamos criticar só a incompetência do Estado

  10. Meus comentários são bloqueados. Mas pelo menos alguém lê e como não publicam, é porque incomoda o interesse de alguém.

    Desordem urbana? Será que isso é responsabilidade do governo estadual? Porque tudo o perfeitinho coloca na conta do governador.
    Essa cidade está largada faz tempo. O perfeitinho é bom em marketing e redes sociais. No restante, é uma desgraça.
    Ruas sujas, bueiros entupidos, Av. Brasil sem luz diariamente, ruas cheias de buracos, ambulantes ocupando as calçadas, hospitais sucateados e etc.
    Mas tem show e parque o tempo inteiro.
    Esse perfeitinho é uma vergonha…mas o povo ignorante e bolsa família tem o que merece.

  11. Fruto e consequência do Corte de Gastos e a falta de produtividade do RJ.

    Pessoas em condições de precariedade recorre as atividades informais para ganhar algum dinheiro e sobreviver.

    Locais de grande movimento são os preferidos para venda de produtos e principalmente comida.

    A GM é inexistente ou ineficiente.

    • Trabalhava ali na Rio Branco e não tinha nada disso. Trabalhei até Janeiro de 2025 e era super tranquilo de andar, mesmo em horário de pico. Falou muito e falou nada

  12. Absurdo total. Esse quadro se repete na totalidade das estações do centro: ambulantes obstruindo entradas e saídas desde as escadas rolantes ou seja a prefeitura permitindo se criar um corredor polonês para a população.
    Pobre cidade, pobre pedestres largados aos leões.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui