Teve início, por volta das 12h deste sábado (18/04), uma rebelião no Centro de Socioeducação Dom Bosco, unidade de internação para adolescentes pertencente ao Departamento Geral de Ações Socioeducaticas (Degase), localizada na região do Galeão, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Segundo informações da Secretaria Estadual de Polícia Militar, agentes do 17° BPM, da própria Ilha do Governador, foram ao local e devem receber auxílio de outros batalhões, caso necessário.
De acordo com estimativa feita pela PM, cerca de 100 detentos estariam no telhado da unidade. Para tentar conter a ação, policiais lançaram bombas de gás lacrimogêneo.
Em nota oficial, o Degase informou que, embora não houvesse ninguém machucado entre os menores, um agente penitenciário sofreu ferimentos na orelha ao ser atingido por uma pedra.
Além disso, colchões haviam sido queimados, portas arrancadas, grades quebradas e eletrodomésticos jogados na piscina da unidade.
Ainda segundo a instituição, por volta das 13h30 negociava-se o fim da rebelião com os adolescentes.
Até o fechamento desta matéria, porém, não havia confirmação se a rebelião teria ou não se encerrado. O DIÁRIO DO RIO segue acompanhando a situação.