Detran inaugura posto de identificação civil no Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias

Presidente do órgão afirma que objetivo da inauguração é garantir, desde os primeiros momentos, a cidadania das crianças nascidas em território fluminense

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação / Detran-RJ

O Detran-RJ inaugurou, na última quinta-feira, (02/02), um novo posto de emissão de carteira de identidade para recém-nascidos, na maternidade do Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. É o 13º aberto no estado e o quarto na Baixada.

“O objetivo do Detran ao abrir postos de identificação em maternidades públicas é ajudar a combater um problema nacional: o sub-registro civil da população brasileira. A proposta é garantir, desde os primeiros momentos, a cidadania das crianças nascidas em território fluminense”, disse o presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder.

Durante a inauguração, três bebês nascidos nos últimos dias já tiveram suas identificações civis solicitadas – elas ficarão prontas até a próxima quinta-feira, (09/02), e poderão ser coletadas na própria maternidade. O trabalho nos hospitais é desenvolvido pelo Detran-RJ em parceria com o Ministério Público, a Defensoria Pública, o Governo do Estado e prefeituras.

Gustavo Ribeiro, nascido de parto normal na segunda-feira, (30/02), será um dos primeiros a receber a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que o Detran-RJ começou a emitir esta semana e já vem com o CPF como único número de identificação. Por enquanto, apenas as crianças de 0 a 11 anos estão recebendo a CIN. “É tão bom registrar o neném logo aqui no hospital. A gente já sai da maternidade com esse problema resolvido”, elogiou a mãe.

Advertisement

No Hospital Adão Pereira Nunes são realizados, em média, 300 partos por mês. Em dezembro, após uma reforma geral, a maternidade passou a contar com 11 enfermarias e 41 leitos, sala de alta, sala para exames obstétricos, enfermaria canguru – destinada a bebês prematuros – e um espaço para exames neonatais.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Detran inaugura posto de identificação civil no Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui