Detran.RJ firma parceria com cooperativas para a coleta de lixo reciclável das suas unidades

A expectativa é de que as cooperativas devem encaminhar para reciclagem aproximadamente 50 toneladas de placas de automóveis

Detran e cooperativas de catadores firmam parceria para coleta de recicláveis da instituição / Foto: Luis Alvarenga

O Detran.RJ firmou, nesta quinta-feira (22), uma parceria com 12 cooperativas de catadores de materiais recicláveis do Estado do Rio, para a coleta e destinação adequada dos resíduos descartados nos postos do departamento. A expectativa é de que as cooperativas, que foram selecionadas por chamamento público, devem encaminhar para reciclagem aproximadamente 50 toneladas de placas de automóveis armazenadas nas unidades do Detran.RJ.

Durante o evento de assinatura do acordo , o presidente da instituição, Adolfo Konder, distribuiu os certificados de adesão aos representantes das cooperativas. Com o acordo, o Detran.RJ espera gerar emprego e renda para mais de 200 catadores.

“É uma alegria poder dar destinação a este material de forma adequada, dentro das melhores práticas ambientais e, ao mesmo tempo, proporcionar às cooperativas uma oportunidade de geração de emprego e renda. Fico feliz em saber quantos trabalhadores serão beneficiados, principalmente num momento simbólico como este, o do Natal,” afirmou Adolfo Konder, adiantando ainda que os catadores receberão treinamento da Comissão de Segurança no Trabalho do Detran.RJ para o combate de incêndio, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), primeiros socorros, entre outras frentes de atuação.

Michelle Ferreira, da Comissão de Sustentabilidade do Detran, ressaltou o ineditismo do acordo firmado entre as partes. Michelle adiantou que tanto a coleta quanto a destinação do material recolhido pelos catadores serão acompanhados pelas comissões, para garantir a finalização ambientalmente adequada de todo o processo.

As placas de carros a serem coletadas são resultados das mudanças impostas pela legislação, com a chegada das novas placas do Mercosul. Caberá aos catadores caminhar as placas às empresas de reciclagem de alumínio.

Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui