Detran.RJ inaugura o 8º posto de identificação de bebês na maternidade Alexander Fleming

Primeira criança a ser registrada na unidade, Hadassa teve suas impressões digitais e fotografia tiradas em poucos minutos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
A pequena Hadassa foi a primeira criança a ser registrada na nova unidade / Foto: Alexandre Simonini/Detran.RJ

Os pais de recém-nascidos passaram a contar, a partir desta terça-feira (20), com o oitavo posto especial de identificação do departamento em maternidades públicas para emissão de carteiras de identidade de bebês. A iniciativa é do Detran.RJ, que beneficiou a maternidade municipal Alexander Fleming, em Marechal Hermes, na Zona Norte do Rio. O trabalho é resultado de uma parceria entre o Detran.RJ, o Ministério Público, a Defensoria Pública, o Governo do Estado, prefeituras, além de cartórios de Registro Civil.

A previsão do Governo do Estado é de que, até o fim de dezembro, mais três maternidades públicas do território fluminense recebam postos de identificação do Detran, totalizando a 11 unidades ainda em 2022.

“Estamos todos juntos pela promoção de mais cidadania. Esse programa tem uma dimensão gigante, por contribuir para eliminar o sub-registro civil e assegurar representatividade para cidadãos de todas as idades,” afirmou o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder, que esteve na unidade para o registro da menina Hadassa, filha da professora municipal Jaqueline Cardoso e do pedreiro Alexsandre Trindade.

Primeira criança a ser registrada na unidade, Hadassa teve suas impressões digitais e fotografia tiradas por uma funcionária do Detran em poucos minutos. A mãe de menina ressaltou a importância do serviço por conta da sua praticidade.

Advertisement

“É muito importante ter acesso a todos os documentos da criança num lugar só. Com filho pequeno, fica difícil sair para muitos lugares para resolver este problema. Que bom que agora existe esse programa do Detran nas maternidades,” disse Jaqueline.

Outras maternidades já contam com postos de identificação de recém-nascidos: Maria Amélia, no Centro do Rio, Mariana Bulhões, em Nova Iguaçu; Hospital Municipal Rocha Faria, em Campo Grande; Hospital Estadual da Mãe, em Mesquita; Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo; Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti; e Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói.

Um posto do Detran.RJ será inaugurado no Hospital dos Lagos, em Bacaxá, Saquarema, nesta quinta-feira (22). No dia 27, o Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz, ganhará uma unidade da instituição. E no dia 29, será a vez do Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, da rede municipal do Rio, em Madureira.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Detran.RJ inaugura o 8º posto de identificação de bebês na maternidade Alexander Fleming
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui