Os motoristas que têm multas atrasadas e débitos de veículos ou de IPVA agora vão poder parcelar sua dívida. A medida permite que o pagamento possa ser feito em até 12 vezes no cartão de crédito. Além das multas e da taxa de licenciamento, outros débitos dos veículos também poderão ser parcelados nas mesmas condições, como o IPVA e o seguro Dpvat.
Esta foi mais uma alternativa encontrada para ajudar a população em meio à pandemia, além de aperfeiçoar as formas de pagamento. Para ter acesso ao serviço, basta entrar no site do departamento através deste link e escolher uma das empresas disponíveis. Há também totens para fazer o parcelamento em algumas unidades do Detran, como na sede, na Avenida Presidente Vargas, 817, Centro do Rio.
“Estamos atentos às necessidades da população e oferecer o parcelamento de débitos é uma forma de amenizar a situação financeira dos usuários”, explicou o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.
A operação chegou a ser feita no passado, mas foi suspensa logo após o lançamento. O relançamento do parcelamento foi autorizado e já pode ser realizado pelos usuários com empresas financeiras credenciadas ao Detran.
De acordo com o Detran, o valor mínimo da parcela para o proprietário do veículo parcelar sua dívida em 12 vezes no cartão de crédito é de R$ 50. Após efetuado o acordo com o agente financeiro, a quitação dos débitos deverá ocorrer em até 30 dias. Depois deste prazo, o motorista poderá regularizar a situação do veículo. Ainda segundo o órgão, as condições de parcelamento, como cobrança de taxa de juros e prazo de pagamento, serão negociadas entre o proprietário do veículo e a financeira.
Débitos que não podem ser parcelados
Não poderão ser pagos de forma parcelada no cartão, os débitos antigos já inscritos na Dívida Ativa, assim como os inscritos em cobrança administrativa e os pagamentos referentes a veículos licenciados em outros estados.
Passo a passo:
- Acessar o site do Detran
- Clicar no menu “Infrações”
- Acessar o item “Pagamento de Débitos”
- Em seguida em“Parcelamento de Multas (cartão)”
- Clique no link das empresas credenciadas para dar prosseguimento ao serviço.
- É preciso ter os dados pessoais do proprietário e do veículo, como placa e Renavam, para ter acesso a consulta de débitos.
- Em seguida serão disponibilizadas todas as multas e taxas (licenciamento, Dpvat e IPVA) em aberto e que podem ser parceladas.
- Basta selecionar os débitos que gostaria de quitar e em seguida realizar o pagamento via cartão de crédito (em até 12x) ou débito.