A Diretoria das Atividades de Desmontagem do Detran.RJ começou, nesta quarta-feira (26/06), a treinar os proprietários de empresas de comercialização de peças de automóveis credenciadas pelo departamento a manusear o sistema de rastreamento e etiquetagem de materiais que serão expostos e vendidos em seus estabelecimentos. O treinamento consiste em explicar a esses comerciantes a operação do sistema e o reconhecimento de cada etiqueta identificadora das peças a serem comercializadas. A princípio, cinco dos dezoito proprietários de ferros-velhos cadastrados foram convocados para a atividade.
A fase de treinamento faz parte do trabalho do Detran.RJ de incentivar os proprietários de ferros-velhos do Estado do Rio a se credenciar junto ao órgão. A intenção é fazer com que todos possam trabalhar de forma organizada e dentro da lei, comercializando peças de procedência comprovada por notas fiscais. Durante as ações de fiscalização, agentes da força-tarefa do Governo do Estado têm orientado os donos desses estabelecimentos a se regularizar através da aba Desmonte no site do Detran. Nesse endereço, também é possível consultar os ferros-velhos já cadastrados.
Localizado às margens da Rodovia Presidente Dutra, em Nova Iguaçu, o estabelecimento de Gatto Neto foi considerado pela fiscalização do Detran.RJ um exemplo a ser seguido pelos demais comerciantes do setor. As prateleiras no alto, com peças separadas, identificadas, datadas e com notas fiscais, mostram a organização copiada do modelo de lojas do ramo no Sul do país.
Na área de desmonte e lavagem das sucatas, todas adquiridas em leilões, com notas fiscais, há escoamento para os resíduos retirados dos carros, piso impermeável, recipientes separadores de óleo e outras substâncias.