O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) iniciou nesta sexta-feira (10/01) a “Operação Controle Térmico 2025”. A ação visa fiscalizar o funcionamento dos aparelhos de ar-condicionado em ônibus intermunicipais refrigerados durante o verão.
Quase 90 ônibus foram abordados em terminais das regiões Metropolitana, Serrana, Norte e Sul Fluminense. Doze veículos foram multados e quatro recolhidos à garagem por irregularidades.
Entre as infrações, foram constatados problemas como ar-condicionado defeituoso ou desligado, problemas em selos e Certificados de Autorização para Tráfego (CAT), má conservação de pneus, bancos e solado dos veículos, além do descumprimento de determinações gerais.
“Iniciamos este novo ano intensificando as operações em todo o estado. A ação de hoje teve como objetivo principal verificar os aparelhos de ar-condicionado. Mas os veículos que apresentaram outras irregularidades também foram autuados”, alertou o presidente do Detro-RJ, Leonardo Matias.
A fiscalização ocorreu na Rodoviária do Rio e nos terminais Roberto Silveira (Niterói), Prefeito Francisco Torres (Volta Redonda), Leonel Brizola (Petrópolis) e Roberto Silveira (Campos dos Goytacazes). O Detro-RJ reforça que as operações de fiscalização continuarão durante todo o verão para garantir a segurança e o conforto dos passageiros.