O período de isolamento social que estamos vivendo, ocasionado pela pandemia de Covid-19, gera impactos em diversos âmbitos da sociedade. Na aviação, é claro, não é diferente, já que, para evitar que o vírus se prolifere ainda mais, é necessário que haja uma diminuição considerável nos aeroportos do país.
No Rio de Janeiro, o Santos Dumont (SDU), por exemplo, localizado na região central da cidade e que só realiza viagens domésticas, foi bastante afetado. As informações são do ”Blog do Lauro Jardim”, do jornal ”O Globo”.
Considerado o 7º aeroporto mais movimentado do país, o SDU contabilizou, em abril deste ano, apenas 31.047 passageiros. Isso significa uma queda de 96% em relação aos 786.089 viajantes no mesmo mês em 2019.
Consequentemente, o número reflete, também, a brusca redução na quantidade de voos. Em abril de 2020, as pistas do Santos Dumont receberam somente 657 aviões, significando uma diminuição de 92% em relação ao referido mês no ano passado.
Vale lembrar que, nesta terça-feira (19/05), você leu aqui no DIÁRIO DO RIO que a companhia Gol está planejando retomar gradualmente as atividades aéreas na cidade, a partir do próximo domingo (24/05). A tendência é que a retomada tenha um total de 16 rotas, com foco em viagens para as regiões Sul e Nordeste, além de Brasília (DF) e Vitória (ES). Os primeiros voos partirão do Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, Zona Norte, e, posteriormente, do Santos Dumont.