Devolução do Sambódromo ao Governo Estadual é aprovada na Assembleia Legislativa do Rio

O projeto aprovado nesta terça-feira (12/12) visa revogar um Decreto-Lei, datado de 1975, que transferiu áreas do Centro do Rio, incluindo o Sambódromo, para o controle da Prefeitura do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Marquês de Sapucaí, no Centro do Rio - Foto: Rafael Catarcione/Riotur

Na tarde desta terça-feira (12/12), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) aprovou o Projeto de Lei 57/2023, de autoria do Deputado Estadual Rodrigo Amorim (PTB). A iniciativa tem como objetivo devolver ao controle do Governo do Estado a gestão do Sambódromo. A proposta segue para sanção do Governador do Rio, Cláudio Castro.

Este projeto visa revogar o Decreto-Lei 224/1975, datado de 1975, que transferiu áreas do Centro do Rio, incluindo o Sambódromo, para o controle da Prefeitura do Rio. A votação na ALERJ resultou na aprovação da proposta por 44 votos a favor, 21 contra e uma abstenção.

O embate remonta ao Decreto-Lei emitido pelo então Governador do Estado da Guanabara, Chagas Freitas. Esta ação transferiu diversos terrenos do Governo Estadual para a Prefeitura do Rio, próximo à fusão com o Rio de Janeiro. Essa lista incluía áreas como a Vila Operária, no Estácio, e os terrenos onde foram posteriormente construídos a sede da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova, o Terreirão do Samba e o Sambódromo.

Rodrigo Amorim defende que a gestão do Sambódromo seja responsabilidade do Governo Estadual, argumentando que o desfile das Escolas de Samba transcende os limites territoriais da cidade do Rio de Janeiro: “Teremos um Sambódromo gerido de forma profissional, com equilíbrio, que vai deixar de ser mais um lugar usado como parque de diversões dos meninos do Prefeito.”

Advertisement

Ele acrescenta que: “O Carnaval é uma manifestação do Brasil, do Estado e da Prefeitura. Se nós fizermos aqui uma análise das cinco Escolas de Samba campeãs do Carnaval, a maioria é de fora da cidade do Rio de Janeiro, são da Região Metropolitana, portanto uma manifestação Estadual e que não pode ficar descrito às vontade do Prefeito.”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Devolução do Sambódromo ao Governo Estadual é aprovada na Assembleia Legislativa do Rio
Advertisement

5 COMENTÁRIOS

  1. ATENÇÃO!! NÃO É DE HOJE QUE AS MILÍCIAS QUEREM SE ASSENHORAR DO SAMBÓDROMO PARA ASSUMIR DE VEZ O CARNAVAL. E AGORA VEZ O ESTADO E CRIA A OPORTUNIDADE PERFEITA PARA ISSO. SE LIGA GOVERNADOR CLÁUDIO CASTRO, ESTÁ MUITO NA CARA !!!

  2. o atual governo do estado não cuida das áreas BÁSICAS, imagina se terá capacidade de gerir mais um serviço;esse projeto patético só poderia ser desse deputado igualmente patético e ignorante:Rodrigo Amorim ?????

  3. AS ARMAÇÕES DESSA EXTREMA DIREITA PR ABOCANHAR A PREFEITURA DO RIO É DE DAR NOJO ELES PENSAM Q O POVO DO SAMBA VAI CAIR NESSA ALNGUNS SIM POR Q SÃO BOLSOMINIOS AGORA OS VERDADEIROS SAMBISTA Q SEMPRE FORAM SEMPRE DISCRIMINADOS SABEM O Q ESSE GOVERNO Q NÃO CUIDA NEM DA SEGURANÇA DO ESTADO VAI BANCAE CARNAVAL Q SEMPRE CRITICARAM

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui