Em comemoração ao Dia de Chanuká – ou Festa das Luzes -, no dia 13 de dezembro, a partir das 20h, vai acontecer o Rokdim Be’yachad (Dançando Juntos), um espetáculo de dança israeli que terá a participação de três países, e vai acontecer no Teatro das Artes, na Gávea.
O evento, realizado pela Hebraica Rio, contará com 13 grupos do Brasil, Israel e México e está sendo organizado e produzido por André Schor, ex-coreógrafo do clube, que atualmente mora em Israel. “É um privilégio fazer um encontro como esse, em que, novamente, a dança israeli se mostra como um ponto de união da nossa comunidade, assim como acontece no festival anual. Os participantes são de países diferentes, mas têm o mesmo amor por nossa história, o mesmo orgulho de representar, por meio da dança, as nossas origens”, pontua Schor.
Durante mais de duas horas de show, que será dividido em dois atos e também comemorará os 70 anos de Israel, os grupos vão apresentar coreografias que terão como tema a união do povo judeu na dança. No primeiro ato, os dançarinos farão coreografias que simbolizam um passeio mundial. Já o segundo mostrará um pouco da influência da imigração dos judeus a Israel e a paz no mesmo país.
“Será uma confraternização que irá além do evento em si, já que os grupos do México e Israel vão ficar alojados no clube, juntos, compartilhando suas ideias e experiências. E os dançarinos brasileiros certamente vão querer estar presentes também”, comenta Luíz Mairovitch.
Além disso, o evento vai apresentar danças inéditas e que fazem uma alusão ao Rio como a cidade escolhida pelos judeus que vieram fincar raízes no Brasil no pós guerra. Uma homenagem mais do que merecida à cidade que é tida como um segundo lar para a comunidade judaica.
Serviço:
Rokdim Be’yachad
13/12/2017, às 20h
Teatro das Artes – Rua Marquês de São Vicente, 52 – Gávea
Convites pelo site https://www.eventbrite.com/e/rokdim-beyachad–registration-39361302716