Após o sucesso do ano passado, a 3ª edição do Dia de Iemanjá do Arpoador, que será realizada em dois de fevereiro, deve repetir o feito, ultrapassando os 25 mil participantes de 2024. O evento contará com atrações diversas, que se apresentarão das 8h até altas horas.
Já o Afoxé Filhos de Gandhi Rio fará o seu tradicional “Presente para Iemanjá” – atividade que já dura 49 anos – em sua sede no bairro da Saúde, no Centro do Rio, a partir das 7h. O cortejo sairá do local às 9h rumo à Praça Mauá. O tema será “Mitologia dos Orixás”.
Às 15h, será exibido o documentário “Exu Mensageiro”, de Rodrigo Moraes, no Cineclube Zezé Motta, no Museu de Arte do Rio. A exibição será seguida de uma conversa com Natália Lambert, pesquisadora do filme.
A programação comemorativa, inclui ainda almoço comunitário, apresentações musicais e uma feira cultural com artesanato e gastronomia africana.
Assim como no evento do Arpoador, os rituais e oferendas serão ecológicos, com materiais biodegradáveis.
A Associação Recreativa Filhos de Gandhi foi fundada em 1951 pelo ogã Encarnação, com o apoio dos trabalhadores do Cais do Porto, moradores da Saúde e da Gamboa, além de devotos das religiões africanas.
Localizada na região histórica da Pequena África, que inclui o Morro da Providência, a entidade oferece oficinas de percussão, almoços comunitários, apoio a empreendedores locais e faz arrecadação de alimentos para distribuição às pessoas socialmente vulneráveis.