Dia da reciclagem: saiba como é reciclado o óleo das cozinhas do McDonald’s

Entre os diversos tipos de materiais que podem ser reaproveitados, o óleo de cozinha merece atenção especial pelo potencial altamente poluente, podendo afetar solos, redes de saneamento, rios e mares quando descartado de forma inadequada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Todos os anos, em 17 de maio, a sociedade se une para a conscientização de uma prática essencial para o futuro do planeta: a reciclagem O processo, fundamental na promoção da economia circular,  exige o engajamento e compromisso de todas as esferas da sociedade e no setor de alimentação não seria diferente. Entre os diversos tipos de materiais que podem ser reaproveitados, o óleo de cozinha merece atenção especial pelo potencial altamente poluente, podendo afetar solos, redes de saneamento, rios e mares quando descartado de forma inadequada.

Diante dos riscos, campanhas alertam sobre a importância de realizar o descarte correto, tanto em domicílios quanto em estabelecimentos comerciais, inclusive de grandes empresas como a Arcos Dorados, operadora da rede McDonald’s para a América Latina e Caribe.  No Brasil, o cuidado com o ciclo do óleo ganha status de prioridade na companhia e a destinação de resíduos  para reciclagem já acontece em 100% dos restaurantes operados diretamente pela Arcos Dorados. Só em 2022, 658 restaurantes da rede gerenciaram o resíduo e destinaram, juntos, 1.786.995 litros de óleo para processos de reciclagem que transformam o material em itens como produtos de limpeza, ração animal e biodiesel.

Entre os projetos aplicados por todo o país, destaca-se ainda o Óleo Nota 10, uma iniciativa  que submete o óleo das cozinhas a fases adicionais de filtração e análise, com o objetivo de melhorar sua qualidade e, com isso, aumentar o seu valor agregado na cadeia antes da destinação para parceiros especializados na fabricação de biodiesel. Criado em 2020, como um projeto piloto, o programa teve sua cobertura ampliada gradativamente e fechou o ano passado com 262 restaurantes participantes, 116% a mais que no mesmo período do ano anterior.

Advertisement

Receita do Futuro

A reciclagem do óleo das cozinhas do McDonald’s faz parte de uma ampla plataforma de atuação socioambiental da Arcos Dorados. A Receita do Futuro, como é chamada a estratégia ESG da companhia, reúne compromissos, metas e iniciativas que refletem o propósito da empresa de gerar impacto positivo nas comunidades em que está presente. “Uma das premissas da Receita do Futuro é aproveitar o potencial de escala da operação para gerar transformações. Quando aplicamos projetos como esse, com possibilidade de replicação, lideramos pelo exemplo e podemos inspirar que mudanças ainda maiores aconteçam. É dessa maneira que se constrói impacto positivo.”, comenta Marie Tarrisse, Gerente Sênior de Impacto Social e Desenvolvimento Sustentável da Divisão Brasil da Arcos Dorados.

Para conhecer mais sobre a Receita do Futuro e as iniciativas da Arcos Dorados, acesse o site da Receita do Futuro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dia da reciclagem: saiba como é reciclado o óleo das cozinhas do McDonald's
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui