Dia das Mulheres: conheça a história de profissionais que se destacam na liderança do McDonald’s no Rio

Companhia tem sua liderança majoritariamente feminina (51%), na contramão do mercado em que as mulheres em cargo de chefia são 38%

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Comemorado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher ainda promove muitas reflexões sobre a equidade feminina no mercado de trabalho. Muito mais que uma data, é uma jornada para conquistar objetivos pessoais e profissionais. Na Arcos Dorados, franquia que opera a rede McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, a valorização das mulheres e o fomento à sua ascensão profissional é uma pauta prioritária trabalhada pela companhia na gestão e desenvolvimento de pessoas.

Desde a criação do Somos, Comitê de Diversidade & Inclusão, a Arcos Dorados tem conquistado um aumento gradativo no número de promoções de mulheres a cada ano. Para atuar diretamente no eixo de Equidade de Gênero, uma das frentes do comitê, a companhia conta com a atuação da Rede de Mulheres, grupo que promove práticas de equidade diante as oportunidades, ações afirmativas e busca dar visibilidade aos seus talentos dentro da empresa. Com 60% do seu quadro de colaboradores no Brasil composto por mulheres, somente em 2022, de todas as promoções realizadas pela companhia, 63% foram conquistadas por elas. Já no eixo racial, as mulheres negras são 61% do quadro feminino da Arcos Dorados, sendo que elas representaram 40% das promoções realizadas no último ano. Resultados como esses refletem o compromisso da empresa em promover não só a igualdade de gênero, como também a pauta racial em seu ambiente de trabalho.

Além disso, a companhia tem sua liderança majoritariamente feminina (51%), considerando escritório e restaurantes, na contramão do mercado em que as mulheres líderes são 38%. Essas conquistas vão além do aspecto profissional, contribuindo para a realização pessoal de cada pessoa. Exemplo disto é a história de Rosana Arimathea, que tem 50 anos e há 33 trabalha no McDonald’s. Iniciou como Atendente e passou por todos os cargos até chegar a Gerente de Unidade de Negócios. Casada e  mãe dos gêmeos Rodolfo e Rafael, Rosana tem formação em Recursos Humanos e pós-graduação em Gestão do Varejo. “Já passei por todos os cargos dentro do restaurante e sou muito respeitada por todos no meu atual cargo de Gerente. Faço parte de um grupo de funcionários com mais de 50 anos trabalhando em uma empresa que também é reconhecida como um dos maiores empregadores de jovens pelo país e isso é motivo de orgulho”, conta.

Outro exemplo é Natália de Souza Gomes, que tem 27 anos e há cinco trabalha no McDonald’s. Quando terminou a formação de técnica de enfermagem, estava em busca do seu primeiro emprego, porém encontrou diversas dificuldades por não ter experiência. Quando precisou buscar oportunidades em outras áreas, o McDonald’s foi o único lugar a abrir as portas e acolhê-la para sua primeira experiência profissional. “Sou muito grata pela oportunidade. Entrei com o plano de ficar apenas um ano, mas fui conquistando outras posições e crescendo dentro na companhia”, conta. Com apenas um ano, Natália foi promovida a Atendente e depois de oito meses recebeu o desafio de ser Treinadora. Em 2021 se tornou Supervisora e, em 2022, Gerente de Plantão. Natália conta que voltou a estudar durante a pandemia e hoje está no 5º período de Biblioteconomia na UFRJ. “O McDonald’s me deu a oportunidade de conquistar as melhores coisas da minha vida: cresci profissionalmente, entrei na universidade e conheci meu noivo, uma das pessoas mais importantes para mim. Estamos juntos há cinco anos, acabamos de comprar a nossa casa e temos planos de construir a nossa família”.

Advertisement

Reconhecer e valorizar trajetórias como essas, reforçando o potencial das mulheres, é um dos objetivos da Receita do Futuro, estratégia ESG da Arcos Dorados que guia a atuação socioambiental da companhia, incluindo o cuidado e o desenvolvimento de suas pessoas.

Para conhecer mais, acesse https://receitadofuturo.com.br/.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dia das Mulheres: conheça a história de profissionais que se destacam na liderança do McDonald’s no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui