Dia de Iemanjá será celebrado com festa cultural e gastronômica na Pedra do Arpoador

A celebração será gratuita, ocorrendo das 15h às 22h, e contará com uma variedade de atrações para todos os presentes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A próxima sexta-feira (02/02) será de celebração para a Rainha do Mar, no Arpoador, na Zona Sul do Rio, trazendo de volta o evento em homenagem ao Dia de Iemanjá. Esta festa gratuita, após uma estreia bem-sucedida no ano anterior, que atraiu cerca de dez mil pessoas, acontecerá das 15h às 22h e contará com uma variedade de atrações para todos os presentes.

O evento, que tem o apoio da Prefeitura do Rio através da Secretaria Municipal de Cultura, conta com nomes como Samba de Caboblo, Nina Rosa, Ogan Bangbala, Afoxé Filhas de Ghandy, Jongo do Vale do Café, Tião Casemiro, Ogan Kotoquinho, Pai Dário, Companhia de Aruanda, Orin Dudu, Iza Diordi, Ilê Axé Onixêgun e o músico Marcos André, idealizador desta festa.

Marcos André explicou a origem da celebração carioca para Iemanjá: “A festa carioca para Iemanjá era uma tradição antiga inventada pelos terreiros nas areias da Zona Sul do Rio, liderada pelo célebre pai de santo e sambista Tatá Tancredo em 31 de dezembro, dia de Iemanjá na umbanda. Poucos sabem que essa foi a origem do costume de passarmos a virada do ano na praia, o que acabou se tornando a maior festa de rua do mundo, assim como a prática de vestir branco, jogar flores no mar e pular sete ondas.”

A parte gastronômica será cuidada pela Feira Crespa, uma iniciativa que visa valorizar a mulher negra, fortalecer afroempreendedores e aumentar o repertório cultural dos participantes sobre a história afro-brasileira.

Advertisement

O Mestre Bangbala, do alto de seus 104 anos e ogan mais antigo do Brasil em atividade, conduzirá o encontro ao lado de Pai Dário, descendente da Casa Branca, primeira casa de candomblé do Brasil. O cortejo, que se iniciará às 15h aos pés da estátua do Tom Jobim, conduzirá oferendas biodegradáveis em honra à Rainha do Mar e à natureza, seguido por um mutirão de limpeza das areias, calçadão e Pedra do Arpoador.

O Dia de Iemanjá no Arpoador é realizado pelo Instituto Floresta e pela Rede de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio, com apoio da Secretaria Municipal de Políticas da Mulher e do Governo Federal via Ministério da Cultura (Lei Paulo Gustavo).

Programação do Dia de Iemanjá no Arpoador: Celebração e Cultura Afro-Brasileira

  • 14h – Concentração do Cortejo na Estátua do Tom Jobim
  • 15h – Cortejo com Oferendas Liderados por: Ogan Bangbala, Pai Dário e Ilê Axé Onixêgun
  • 15h30 – Presente para Iemanjá na Pedra do Arpoador
  • 16h30 – Apresentações Culturais com: Afoxé Filhas de Ghandy, Afoxé Ore Lai Lai, Ogan Kotoquinho e Yza Diordi
  • 17h – Samba de Roda com o grupo Orin Dudu
  • 18h10 – Espetáculos com: Jongo do Vale do Café, Companhia de Aruanda e Marcos André
  • 18h50 – Roda de Umbanda com Tião Casemiro
  • 19h30 – Performance de Nina Rosa e Roda de Samba
  • 21h – Samba de Caboclo
  • 22h – Encerramento

Feira Crespa: 15h às 22h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dia de Iemanjá será celebrado com festa cultural e gastronômica na Pedra do Arpoador
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Dia de Iemanjá será celebrado com festa cultural e gastronômica na Pedra do Arpoador
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui