Dia de São José atrai milhares de fiéis à igreja dedicada ao santo, no Centro do Rio

Desde as primeiras horas da manhã, o templo recebeu uma multidão de devotos em busca de participar das celebrações especiais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Fiéis de toda a cidade do Rio de Janeiro se reuniram, nesta terça-feira (19/03), para celebrar o Dia de São José, padroeiro dos trabalhadores e tutor do menino Jesus. Conhecido como José Carpinteiro e José Operário, São José é venerado como o padroeiro universal da igreja católica. A data foi marcada por uma série de celebrações na igreja dedicada ao santo, localizada na Avenida Presidente Antônio Carlos, na Praça XV.

Desde as primeiras horas da manhã, o templo recebeu uma milhares de devotos em busca de participar das celebrações especiais. O dia começou com uma missa às 7h, presidida pelo Padre Wagner Toledo. À tarde, a igreja teve a recebeu a visita do Cardeal Dom Orani Tempesta, que também participou das homenagens ao santo. Já passaram pelo local mais de 35 mil pessoas. A expectativa é que até o final do dia, mais 50 mil fiéis visitem o espaço.

img 5585 1 Dia de São José atrai milhares de fiéis à igreja dedicada ao santo, no Centro do Rio
Fachada da Igreja de São José – Foto: Reprodução

A imponente igreja, erguida em 1608 durante o período colonial, marca a paisagem do Centro do Rio com sua arquitetura histórica. Após uma grande reforma em 1807, que só foi concluída em 1842, a igreja assumiu sua forma atual, destacando-se pelo estilo barroco tardio. Seu interior é adornado com talha de estilo rococó, com destaque para a cena da morte de São José, localizada atrás do altar-mor, onde o santo é representado em tamanho natural, acompanhado por Jesus e Maria.

As fachadas principal e lateral da igreja são decoradas com pilastras e cunhais de cantaria, utilizando o contraste cromático da pedra com a cal branca nas paredes, o que confere uma beleza singular ao edifício religioso.

Advertisement

As celebrações em homenagem a São José na igreja do santo terminam com uma missa de encerramento, programada para as 19h, presidida pelo padre Milton Campos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dia de São José atrai milhares de fiéis à igreja dedicada ao santo, no Centro do Rio
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Eu também assisti Missa em honra do Grandioso Patriarca São José, mas foi em outra paróquia…também no centro da cidade. Que bom saber que as pessoas ainda possuem alguma Fé, neste mundo caótico e neo-pagão no qual vivemos. Sou feliz por ser Católico simpatizante da Tradição.

    E aproveito o ensejo para mais uma vez alertar para o aparente ABANDONO TOTAL da Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição e Boa Morte; na esquina da Rua do Rosário com Av. Rio Branco. Temo que o descaso das autoridades responsáveis venha a vir a perdermos um dia um Patrimônio Histórico de talvez mais de 200 anos – não sei a idade dela. Só sei que é/era linda por dentro e é ainda linda por fora (apesar de já alguma deterioração e uma ou outra pichação)…muitas vezes foi um refúgio espiritual para mim e várias outras pessoas – até 2.020 quando fechou! E não abriu mais!

    E muito agradecido por este espaço democrático chamado DIÁRIO DO RIO, gostaria de sugerir a este Veículo de Comunicação: Que faça uma matéria sobre este assunto – sobre esta Igrejinha abandonado bem no coração do centro do Rio.

    Fica aqui a Sugestão.

    Mais uma vez parabéns por mais uma matéria referente à Fé. E obrigado pelo espaço que me foi dado para alertar mais uma vez a situação de abandono de uma igrejinha que desde o ano passado estou fazendo, e as autoridades ignorando…quero ver que desculpas darão no dia que alguma coisa muito ruim acontecer com aquela Igreja e Património Histórico da Cidade do Rio de Janeiro. E fica também a sugestão – tão somente uma sugestão de uma matéria sobre o assunto.

    Pax.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui