Os alunos da rede estadual do ensino podem celebrar o “Dia do Esporte”, quando serão realizados campeonatos de diversas modalidades, promovendo a integração estudantil. A inciativa resulta da aprovação da Lei 10.101/23, de autoria da deputada Dani Monteiro (PSol). A matéria, que foi sancionada pelo governador em exercício, Thiago Pampolha (União), foi publicada no Diário Oficial do Executivo, desta segunda-feira (18/09).
Ao contrário de outras datas, o “Dia do Esporte” deverá ser realizado a cada bimestre. O mais interessante é que a proposta partiu da cabeça da estudante, Rafaela Bispo, de Paraty, durante a 13ª edição do Parlamento Juvenil, evento realizado em 2022.
“Ultimamente, os jovens e adolescentes só querem saber de jogos eletrônicos e redes sociais. Isso aumenta o sedentarismo e a obesidade, com isso eles correrão risco de terem doenças quando estiverem mais velhos e até mesmo agora na juventude”, disse Rafaela.
A organização e realização do evento devem ficar a cargo da direção das escolas, dos professores de educação física e dos grêmios estudantis, que deverão oferecer o suporte necessário para que os estudantes participem.
De acordo com a matéria, o “Dia do Esporte” deverá contemplar as diversas séries e faixas etárias de cada escola. A segurança alimentar não pode ser esquecida, ficando sob responsabilidade de cada unidade escolar. A Lei ainda deve passar por regulamentação do Governo do Estado.
Mas que dia será o dia do esporte!?