O Dia dos Pais deve injetar mais de R$ 247 milhões na economia do estado do Rio de Janeiro, de acordo com levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ).
Segundo o estudo, que contou com a participação de 981 consumidores da Região Metropolitana do Rio, o valor médio de compra deve ficar em aproximadamente R$ 153,28 por pessoa. A pesquisa ralizada entre os dias 5 e 9 de julho.
Segundo o IFec RJ, entre os itens mais procuradores pelo consumidor devem estar roupas, com 45,7% da preferência; perfumes ou cosméticos, com 14,5% das intenções de compra; calçados ou acessórios vêm em seguida, com 12,9% nas avaliações de presentes dos filhos.
Ainda segundo o levantamento outros produtos, como joias ou relógios (5,1%); smartphones (2,3%), televisão (0,5%;) e livros ou e-books (0,5%), também despontam como possíveis presentes.
A sondagem identificou ainda que aproximadamente 4,6% dos homenageados podem ganhar mais de um presente, neste domingo.
Quanto aos canais de consumo, a pesquisa do IFec RJ verificou que lojas físicas são as preferidas dos consumidores, com 67,8% das intenções de compra. As lojas virtuais, por seu turno, vêm muito abaixo, com 19,8% da preferência. Os consumidores que pretendem comprar nos dois canais, contabilizaram 10,4% da mostra, segundo a rádio Tupi.