Dia Internacional da Mulher: evento debate sobre ‘jornalistas poderosas’

Mesa de debates propõe reflexão sobre a presença feminina no jornalismo brasileiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

No próximo 8 de março, Dia Internacional da Mulher, as Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha) promovem o evento “Jornalistas Poderosas”, com a participação de grandes mulheres que atuam no Jornalismo do país. O objetivo é debater os desafios das mulheres na área e apontar caminhos para uma maior diversidade na profissão. O evento é gratuito e aberto ao público. Serão duas mesas de debates: a primeira às 10h e a segunda às 19h, ambas no auditório da Facha, em Botafogo, Zona Sul do Rio. Também haverá transmissão simultânea no canal da faculdade no YouTube.

De acordo com o estudo “Perfil do Jornalista Brasileiro 2021”, realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), os perfis mais predominantes nas redações brasileiras são as mulheres brancas entre 31 e 40 anos, moradoras de São Paulo, solteiras, sem filhos e com ensino superior completo. Já uma pesquisa feita pelo Instituto Reuters em 12 países demonstra que existe um abismo de gênero no comando das redações e o Brasil está na lanterna – apenas 7% dos principais editores são mulheres. A ONU também traz outro dado alarmante: metade dos jornalistas do mundo já foi atacada por ser mulher.

Para debater todas essas questões, a Facha convidou seis jornalistas mulheres: Suzana Liskaukas, que colabora para os suplementos especiais do jornal Valor Econômico, portal Convergência Digital e InfoMoney; Carolina Morand, âncora do programa “Ponto Final”, da CBN, e apresentadora do podcast “Ao Ponto”, do jornal O Globo; Carla Matera, repórter na FluTV; Silvana Maciel, repórter na CBN; Nayara Alves, locutora na rádio Antena 1; e Alessandra Saraiva, coordenadora digital no Valor Econômico.

De acordo com a coordenadora do curso de Jornalismo da Facha, Ivana Gouvêia, que irá mediar o debate, os números das pesquisas revelam que o perfil dos jornalistas no Brasil é homogêneo e não representa a diversidade do país. “Precisamos cada vez mais falar sobre diversidade e inclusão. Neste Dia Internacional da Mulher, queremos trazer luz a essas questões que são fundamentais para a área da Comunicação, que ainda tem equipes bastante homogêneas em aspectos como raça, classe e gênero. Essa falta de diversidade no Jornalismo é um dos motivos que levam a coberturas que não contemplam a complexidade da população e não contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma.

Advertisement

Serviço

Evento: Jornalistas Poderosas

Data e horário: 08 de março (quarta-feira), às 10h e às 19h

Local: Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha) – Rua Muniz Barreto, 51, Botafogo- RJ

Entrada gratuita e aberta ao público

Transmissão simultânea no YouTube (https://www.youtube.com/@FaculdadeFACHAOficial)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dia Internacional da Mulher: evento debate sobre 'jornalistas poderosas'
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui