Dia mundial do saquê: Onde apreciar bons rótulos da bebida no Rio

Listamos alguns restaurantes da cidade em que se pode degustar e conhecer mais sobre este fermentado japonês

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Tomas Rangel

No próximo dia 1º de outubro se comemora o dia do saquê, bebida que está para o Japão assim como a cachaça para o Brasil. Tal como o vinho e a cerveja, ela é feita a partir de um processo de fermentação, só que do arroz, por meio de um micro-organismo chamado koji e das leveduras. O seu teor alcoólico pode variar entre 13% e 16%. E no Rio de Janeiro o que não falta são lugares para degustar bons rótulos com os amigos e brindar desejando kampai (o equivalente a saúde em japonês).

O sushibar MiniMok, seja o da unidade de Ipanema ou o do Leblon, são bons exemplos. O seu proprietário, Eduardo Preciado, é um expert no assunto. Tanto é que já visitou o Japão mais de dez vezes para conhecer dezenas de kuras, as fábricas da bebida de arroz, e possui diploma da Sake Education Council (SEC), entidade japonesa responsável por divulgar o saquê no exterior., para conhecer dezenas de kuras, as fábricas da bebida de arroz. A casa oferece carta com rótulos nacionais e importados que privilegia a qualidade e o custo-benefício. E neste momento, em que celebram 25 anos de existência, criaram um drinque especial para a data: o Mok! (R$ 39 – 100ml e R$ 130 – 375ml) feito à base de saquê, gin, vermute bianco, yuzu, mel, gengibre e togarashi.

Naga 5 Tomas Rangel Dia mundial do saquê: Onde apreciar bons rótulos da bebida no Rio
Foto: Tomas Rangel

Na Barra da Tijuca, quem entra no tradicional restaurante japonês Naga, já sabe – o saquê tem destaque por lá. Uma parede iluminada do lado direito destaca rótulos selecionados. São oferecidas quatro famílias de saquês: Daiginjo (super premium; Ginjo (saquê premium); Junmai (saquê de fermentação pura); e Honjozo (leva acréscimo de álcool após processo de fermentação). Ao todo, são 20 sabores distintos de saquês à disposição da clientela.

Outro lugar em que o saquê se encontra em um patamar elevado é o Haru Sushi, em Copacabana. Tanto é que o seu proprietário e fundador Menandro Rodrigues possui certificado internacional Sake Expert, emitido pela Japan Sake Association. A casa adquiriu uma máquina Wineemotion, que preserva até oito garrafas de saquê. Ela serve pequenas doses automaticamente para degustação ou harmonização.

Advertisement

Já o Pabu Izakaya, no Leblon, disponibiliza 26 rótulos. A curadoria realizada para a carta de saquês privilegia fornecedores que, no processo de logística, as tragam em containers refrigerados para que cheguem com o maior frescor possível. O restaurante dará 10% de desconto nas garrafas fechadas no dia do saquê.

Serviço:
MiniMok – Ipanema
Endereço: R. Vinícius de Moraes, 121 – Loja C.
Telefone: (21) 2523-7026

MiniMok – Leblon
Endereço: R. Dias Ferreira, 116 – Loja D
Telefone: (21) 2511-1476

Naga   
Endereço: Avenida das Américas, 3900 – loja 302/3º piso – Village Mall  – Barra da Tijuca
Telefone: (21)3252-2698

Pabu Izakaya
Endereço: Rua Humberto de Campos, 827 – Loja: G – Leblon
Telefone: (21) 3738-0416

Haru Sushi
Endereço: Rua Raimundo Corrêa, 10, Copacabana
Telefone: (21) 2547-6867

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dia mundial do saquê: Onde apreciar bons rótulos da bebida no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui