Dia Mundial dos Oceanos terá mutirão ambiental na Praia do Leblon nesta quarta

Ação contará com a participação de alunos da Escola Municipal Azevedo Junior, de Cascadura, Zona Norte do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Bairro do Leblon, na Zona Sul do Rio /Reprodução: Internet

Evento aberto ao público, o programa de coleta de latinhas promovido pela Recicla Lata realizará mais uma ação nas praias do Rio de Janeiro. O evento acontecerá no quiosque La Carioca Cevicheria, no Leblon, Zona Sul da cidade, nesta quarta-feira (7), das 9h às 11h30. Alunos da Escola Municipal Azevedo Junior, de Cascadura, Zona Norte da cidade, participarão do mutirão ambiental promovido para celebrar o Dia Mundial dos Oceanos.

“Ensinando o futuro da nossa sociedade a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente e dos animais marinhos, contribuímos para um mundo melhor e cada vez mais limpo”, afirmou Renato Paquet, secretário-executivo da Recicla Latas.

A partir das 10h, os voluntários participarão de uma triagem educativa e de uma roda de conversa com especialistas voltada para a apresentação de estratégias de combate ao lixo no mar. Na ocasião, os participantes também terão acesso a informações sobre a relação entre a reciclagem e a preservação dos oceanos. Com as ações, os organizadores do mutirão pretendem esclarecer as pessoas sobre a importância do descarte adequado de resíduos, especialmente os recicláveis, e sobre os impactos negativos causados pelo descarte inadequado desses itens.  

Na conversa com especialistas, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do RJ (SEAS) falará sobre “Projeto Blue Rio”; a Rede Oceano Limpo sobre “Estratégias de combate ao lixo no mar”; Flávio Datz, do La Carioca, tratará do tema “Lixo Zero: brigada de militantes ecológicos da Cruzada São Sebastião educando e conscientizando os banhistas”; e a Recicla Latas abordará a “A eficiência da reciclagem das latinhas para o combate ao lixo no mar”.

Advertisement

Renato Paquet destaca que a localização do Rio de Janeiro, com o seu belíssimo litoral, faz do Estado um foco importante de realização de ações ambientais, com amplo potencial de repercussão nacional.

“O Rio é um Estado que tem grande parte dos seus municípios na extensão litorânea, conta com grandes reservas preservadas de Mata Atlântica e possui o maior parque florestal urbano do mundo, o Parque Estadual da Pedra Branca e a Floresta da Tijuca. Ou seja, precisamos mostrar para a população, de forma prática, a importância dessa ação para o meio ambiente e o que pode acontecer com as nossas praias se não fizermos o descarte correto dos materiais”, disse Paquet.

Na última edição do mutirão, ocorrida no dia 8 de 2022, no mesmo local, mais de 70 voluntários recolheram 1.317 itens.

Serviço:

Onde? Quiosque La Carioca Cevicheria – Avenida Delfim Moreira, 117, próximo à rua Afrânio de Melo Franco – Leblon 

Quando? 07/06 (Quarta-feira)

Horário: 09h às 11h30

Programação:

9h às 9h10 – Recepção dos participantes

9h10 às 09h30 – Abertura e distribuição do material 

9h30 às 10h – Mutirão de Limpeza

10h às 10h15 – Triagem Educativa

10h30 às 11h30 – Roda de conversa

Projeto Blue Rio – Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS-RJ)

Estratégias de combate ao lixo no mar (Jemilli Viaggi – Rede Oceano Limpo)

Carioca Lixo Zero (Flávio Datz – La Carioca)

A eficiência da reciclagem das latinhas para o combate ao lixo no mar (Renato Paquet – Secretário Executivo da Recicla Latas)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dia Mundial dos Oceanos terá mutirão ambiental na Praia do Leblon nesta quarta
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui