Dia Mundial Sem Carro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Dia Mundial Sem Carro

Hoje é o Dia Mundial Sem Carro e o Rio de Janeiro está participando, através de atividades que a Prefeitura do Rio está fazendo pela cidade, como fomentar o uso das bicicletas. Afinal, o Rio de Janeiro tem uma das maiores malhas de ciclovia do mundo.

Mas acho que este não é apenas para deixar o carro em casa, o que é muito complicado para quem mora na Barra, São Conrado ou Jacarepaguá e boa parte da Zona Oeste. Mas é um dia para se pensar no uso exagerado do automóvel que muita gente faz.

Conheço gente que usa o carro para caminhos de menos de um kilômetro, ou aqueles que moram em frente ao metrô, saem e voltam em horário sem ser de pico mas ainda assim preferem pegar o carro. São pequenos atos que prejudicam não só a malha viária como o planeta, afinal aumenta o consumo de combustível e a emissão de gás carbônico.

Advertisement

Outra atitude que ajuda é fazer suas compras perto de casa, pode ser de carro, mas para que dirigir 10/15 Kms para ir a um hipermercado se há um supermercado com o preço similar ao lado da sua casa?

Claro, tem coisas que só com um trabalho de conscientização ajudaria a mudar, como de dar preferência nos empregos para pessoas que moram mais perto. Especialmente aquele tipo de trabalho que não precisa especialização, o Cinemark do Downtown já vi fazendo isso, eles preferem moradores de São Conrado, Rocinha, Barra, Rio das Pedras.

Mas será que um dia veremos cariocas usando a bicicleta para ir ao cinema???

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dia Mundial Sem Carro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui