Dia Nacional da Vacinação: Zé Gotinha promoverá a imunização em diversos pontos do Rio na terça-feira

E além das 238 salas de vacinação que existem, também será possível se vacinar, nesta terça-feira (17/10), em diversos pontos extras espalhados pelo Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Créditos: Edu Kapps / SMS-Rio

Em comemoração ao Dia Nacional da Vacinação, nesta terça-feira (17/10), o personagem Zé Gotinha percorrerá alguns pontos do Rio de Janeiro para incentivar os cariocas a se proteger contras as doenças. O símbolo do Sistema Único de Saúde (SUS) rodará a cidade, em uma ação para alertar sobre a importância de manter a caderneta de vacinação em dia e aumentar a cobertura vacinal da população. E a primeira parada do super-herói brasileiro será às 7h, na Estação do Metrô do Cantagalo/Copacabana onde um ponto de imunização atenderá a quem passar pelo local.

A imunização é a melhor forma de se proteger contra doenças imunopreveníveis, ou seja, capazes de serem evitadas pelas vacinas. Em 2022, o município aplicou mais de 11 milhões de doses dos imunizantes, entre vacinas de rotina e de campanhas. Somente na vacinação contra a Covid-19, que ajudou a conter a pandemia, já foram aplicadas na cidade, desde 2021, quase 21 milhões de doses.

Em 2023, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem ampliando o serviço de imunização, com pontos de vacinação extras e unidades funcionando em horários estendidos. As ações fazem parte do “Vacina Rio” uma grande mobilização intersetorial para resgatar as coberturas vacinais dos cariocas de todas as idades.

O Brasil tem um dos maiores e mais completos programas de imunização do mundo. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) completou 50 anos em setembro e, ao longo desse tempo, instituiu rotinas de vacinação no país que contribuíram para a redução da mortalidade infantil, protegendo as crianças das doenças evitáveis pelas vacinas, como sarampo e poliomielite. São mais de 40 diferentes imunobiológicos disponibilizados gratuitamente no SUS, incluindo os especiais, voltados a pacientes com condições clínicas específicas.

Advertisement

E além das vacinas de rotina para crianças, adultos e idosos, campanhas como a da influenza mantêm a proteção da população, em especial dos mais vulneráveis às complicações das doenças. 

Vacinação a Caminho do Trabalho

E além das 238 salas de vacinação que existem em unidades de saúde da cidade e do espaço “Vacina Rio” no ParkShopping Campo Grande, também será possível se vacinar, nesta terça-feira (17/10), em diversos pontos extras espalhados pelo Rio de Janeiro. A caminho do trabalho ou da escola, por exemplo, será possível se vacinar das 9h às 15h também nas Estações do Metrô Carioca/Centro, Botafogo, Colégio e Saens Pena/Tijuca. E também no Aeroporto Santos Dumont o ponto de vacinação funciona das 8h às 18h.

Na Grande Tijuca, o personagem Zé Gotinha passeará pelas principais áreas da região, como Praça Afonso Pena e Maracanã, alertando a população sobre a importância da imunização e chamando as pessoas para uma visitinha às unidades de saúde. Já na Zona Oeste do Rio, será possível encontrar o personagem em alguns pontos de vacinação, como na Clínica da Família José de Souza Herdy, na Barra da Tijuca, e no Centro Municipal de Saúde Cecília Donnangelo, em Vargem Grande. 

“O município do está cada vez mais empenhado em continuar aumentando a cobertura vacinal dos cariocas. Já demos um exemplo para todo o país com a grande adesão aos esquemas iniciais da vacina contra a covid-19. Precisamos manter esse ritmo para o reforço com a bivalente e também para as vacinas do calendário das crianças. Temos na cidade duas unidades que funcionam todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados, e até as 22h, que são o Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, e a loja conceito em Campo Grande. Não tem desculpa para não se vacinar. Imunização é um pacto social. A Prefeitura do Rio faz sua parte e conta com a população para abraçar essa causa e comparecer aos pontos de vacinação” diz o Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Onde Ser Atendido

A vacinação no município acontece nas 238 unidades de atenção primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. As unidades que funcionam com horário estendido e aos sábados podem ser consultadas na plataforma “Onde Ser Atendido” no link: http://prefeitura.rio/ondeseratendido.

A vacina também está disponível no Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona de domingo a domingo, das 8h às 22h. E no espaço “Vacina Rio”, no ParkShopping Campo Grande, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, de 12h às 21h. E agora em pontos extras pela cidade, que podem ser consultados no link: https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dia Nacional da Vacinação: Zé Gotinha promoverá a imunização em diversos pontos do Rio na terça-feira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui