Confira as dicas culturais de setembro: Moria, OSB, Oldboy, e mais, por Alvaro Tallarico

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Oldboy e as dicas culturais com Alvaro Tallarico
OldBoy volta aos cinemas (divulgação/Pandora Filmes)

Setembro cheio de flores e Rio de Janeiro lotado de coisas boas. É bom viver nesse local com tantas opções. Após uma intensa e linda Bienal do Livro, a cidade segue pulsante, e tenho dicas culturais. No teatro, por exemplo, recomendo a peça “Moria” que narra a história de três mulheres em um campo de refugiados em Lesbos, Grécia. Duas delas, Abda e Bahar, são atrizes que fugiram do Irã e ensaiam secretamente uma peça sobre os Apóstolos Paulo e Tiago. O espetáculo aborda questões antigas do cristianismo em paralelo com os tempos atuais. A peça utiliza uma metalinguagem que celebra o teatro como uma forma de liberdade e salvação. É sempre as terças e quartas, às 20h, e vai até dia 20 de setembro, na Casa de Cultura Laura Alvim (Av. Vieira Souto, 176, Ipanema).

No dia 19 de setembro, às 19h40, o Teatro Rival, no Centro do Rio (Rua Álvaro Alvim, 33, na Cinelândia), apresentará o espetáculo imersivo “Em Contos: Ressonâncias entre Literatura, Filosofia e Música”. E olha só que maravilha, com entrada gratuita, o evento oferecerá ao público uma experiência que explora obras de autores como Machado de Assis, Nietzsche, Bergson e Victor Giudice. Os contos serão interpretados por Bia Antunes e Luame Cerqueira, fundadoras do Filosofia & Arte, e acompanhados por uma trilha sonora que inclui canções de artistas como Caetano Veloso, Milton Nascimento e Dorival Caymmi.

OSB e Rio Montreux Jazz Festival

Na música, a Orquestra Sinfônica Brasileira irá promover mais um concerto da Série Mundo. Desta vez, o país homenageado é a França. Será no dia 17 de setembro (domingo), às 16h, na bela Sala Cecília Meireles (Rua da Lapa, 47 – Centro, Rio de Janeiro). No espetáculo, a OSB receberá a maestra Nathalie Marin, que regerá obras de Edino Krieger, Dmitri Shostakovich e do seu conterrâneo Gabriel Fauré. A spalla da OSB, Priscila Rato, será a solista do concerto.

Aliás, vou adiantar uma boa para o mês que vem, mas cuja venda começa agora. Em outubro de 2023, o Rio de Janeiro recebe a terceira edição do Rio Montreux Jazz Festival, com grandes nomes da música brasileira e internacional. O festival terá quatro dias de duração, de 11 a 14 de outubro, e, acontecerá no Parque Bondinho Pão de Açúcar, Morro da Urca, e na Orla do Rio de Janeiro e Forte de Copacabana com mais de 30 apresentações gratuitas. A pré-venda exclusiva para clientes Claro e Mastercard vai até o fim do dia 14 de setembro, quinta-feira. Porém, a venda geral ao público começa às 10h do dia 15 de setembro, sexta-feira, através do site oficial do evento.

Advertisement

Dicas culturais no cinema: Oldboy e a Ilha dos Ilus

Para as crianças, a dica é “A Ilha dos Ilus”, uma animação brasileira que procura mostrar, com muito humor e ludicidade, como a diversidade é um fator importante na sociedade. Já para quem gosta de um bom filme de investigação, tem a volta de Hercule Poirot, em “A Noite das Bruxas”, baseado no livro de Agatha Christie.

Por outro lado, um bom destaque é o relançamento de um dos filmes mais interessantes e perturbadores que já vi: “Oldboy”. O longa sul-coreano retorna aos cinemas de todo o país neste dia 14 de setembro, comemorando seu 20º aniversário desde o lançamento original. Com distribuição da Pandora Filmes, a nova versão foi supervisionada pelo diretor Park Chan-wook, que esteve envolvido em todo o processo de restauração a partir do negativo original em 35mm. Nos EUA, essa remasterização alcançou um incrível desempenho nas bilheterias, chegando a ficar entre os 10 filmes mais assistidos, perdendo apenas para “Barbie” em média de público por sessão. E realmente vale a pena. Assisti em 2004, e vi a nova versão essa semana. Tem diversas cenas fortes de violência, e outras que podem incomodar, e não é para estômagos fracos. O roteiro bebe na vingança como um prato que se come frio.

Lembrando que “a vingança nunca é plena, mata a alma e envenena”, como diria o velho sábio. Mas no cinema, tudo bem. Fique de olho aqui no Diário do Rio para saber tudo de bom e do melhor na Cidade Maravilhosa e leia sempre a coluna de dicas culturais do jornalista cultural vivente andante semanalmente. Um abraço do Tallarico.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Confira as dicas culturais de setembro: Moria, OSB, Oldboy, e mais, por Alvaro Tallarico
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Confira as dicas culturais de setembro: Moria, OSB, Oldboy, e mais, por Alvaro Tallarico
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui