Tá tendo bloquinho? Tá, sim, senhor! Essa é sua primeira vez? Tem um amigo turista e cansou de vê-lo pagando mico? Então o DDR separa algumas dicas para curtir o carnaval de rua carioca, e qual é sua dica?
1 – Vaga no bloco e não no trânsito!
A maioria dos blocos começa cedo. Ou seja, não fique de bobeira dormindo e corra logo para folia. Mas não vá de carro. Imagina fazer aquele caminho todo de volta para buscá-lo? E com a Lei Seca, bom mesmo é beber sem preocupação e com moderação. Vá de táxi, UBER, Cabify, BRT, VLT ou metrô.
2 – É camisa, não abadá
Por favor, somos cariocas e temos de ter orgulho disso. Quem usa abadá é quem fica atrás de trio elétrico em Salvador. O carioca compra, no máximo, uma camisa ou faz uma produção depois de uma volta na Saara. Bloco no Rio é democrático. Você vai como quiser! Use o termo correto e não pague mico.
3 – Se você pensa que cachaça é água
A sequência de blocos começa às 8 da manhã. Portanto, tome um café da manhã reforçado. Ovo mexido é um ótimo remédio contra o porre matinal. Para comer na rua, fast food, sanduíche, kebab, koni, podrão ou qualquer coisa para ficar com a barriga cheia. E não esqueça: beba água. O dia seguinte sem ressaca é mais um dia de Carnaval.
4 – Com que roupa eu vou?
É verão, é Rio de Janeiro, então nada de usar aquelas fantasias estilo Bate-Bola (viva o subúrbio!). Use roupas fresquinhas, de preferência com bolsos. Para comprar fantasia, a dica é ir à Saara ou dar asas a criatividade.
5 – Monte sua agenda de blocos
São mais de 400. Vários desfilam no mesmo dia e em lugares próximos. Se quer ser um maratonista do Carnaval de rua carioca e passar o dia todo só curtindo, vá na internet e faça sua agenda. O Diário do Rio tem a agenda mais completa, incluindo blocos oficiais e não oficiais.
6 – Criança também se diverte
No Rio tem muitos blocos infantis, além dos bailinhos em hotéis, clubes e shoppings. A gente fez um roteiro especial para crianças no Carnaval.
7 – O Carnaval de Rua é GRÁTIS
O esquema do carnaval no Rio é todo 0800 (Grátis). Imagine assim: um carro de som, uma banda atrás e um monte de gente pulando, cantando e andando. O carnaval daqui é quase sempre assim… Alguns tem carros maiores, outros apenas a banda que fica parada, etc, etc…
8 – Não falta lugar para comer, é na rua, né?
Comida e bebida cada um se vira como pode, mas opção não falta. Tem McDonalds e Subway aberto até as 5 da manha, barraquinha de tudo um pouco, lanchonete… Vai do gosto do freguês!
9 – Coloque documentos e celular em um saquinho plástico!
Saquinho plástico pra proteger o celular dos carros pipa,dinheiro e documentos
10 – Leve o mínimo de dinheiro e documentos
Estamos no Rio de Janeiro, né? Não dá para dar mole e tem muito furto, o ideal é que nem levasse o celular, mas sei que é impossível.
11 – Protetor solar é uma boa também
Verão minha gente, o bloco é na rua, pela manhã, com um sol inclemente! Vai acabar chegando em casa todo ardido e sem poder ir no bloco no dia seguinte.
12 – Já sabe, sem xixi na rua!
Fez xixi na rua? Vai ser multado, pode ir para a delegacia… acaba com o carnaval de qualquer um.
13 – Os melhores blocos estão na Zona Sul e no Centro, alguns na Barra
Tem bloco pela cidade toda, mas os que mais bombam ficam no Centro e na Zona Sul. A Barra também tem passado a receber bons blocos.
14 – Prepare-se Santa Teresa é só ladeira
Vai curtir um bloco em Santa Teresa? Prepare-se o bairro é só ladeira e ainda por cima tem ruas apertadas, o que significa mais calor.
15 – Poucos blocos saem a noite
Noite é hora do desfile das Escolas de Samba, então a maioria dos blocos saem pela manhã. Mas pela Zona Oeste e Norte tem blocos noturno. Ainda tem os bailes para quem não curte desfile, sugerimos a Lapa.
16 – Seja De Boas
Releve pisadas do pé, esbarrões, banhos de cerveja e olhadas para a bunda da sua namorada – É carnaval. Não arrume briga, você veio pra cá para se divertir, lembra?