Arte: Diego de Santos e a Viagem ao vão

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A malha ferroviária do Rio de Janeiro é o ponto de partida de “Viagem ao Vão”, primeira individual do cearense Diego de Santos na cidade. Com curadoria de Fernanda Lopes, a mostra ocupa a C. Galeria, no Jardim Botânico com pinturas e instalações.

Em sua cidade, Caucaia, localizada na região metropolitana de Fortaleza, o meio de transporte não fazia parte de seu cotidiano. Quando veio morar no Rio, especificamente no Méier, o trem passou a ser o principal meio de deslocamento de Diego.

“Partiu do trem o interesse em pensar questões que eu já abordava na minha produção: a noção de morada e o deslocamento. Eu sempre morei em subúrbio, em bairros mais distantes dos centros e áreas nobres. Isso implica naturalmente em deslocar-se. Ao entender esses movimentos como possível proposição artística me levou a viajar de trem, por todos os ramais, na condição de artista pesquisador também”, explica o artista.

Ao entrar na C. Galeria, o público se depara com parte do chão preenchido por pedrinhas, em referência à faixa de lastro (camada de pedras que serve para dar estabilidade aos trilhos em relação ao solo e aos trens em movimento). Ao contrário dos trens, ao mover-se no piso formado desses fragmentos não-fixos, a sensação é de instabilidade.
Já nas três salas expositivas estão pequenas pinturas feitas com lápis de cor sobre compensado, que trazem elementos cotidianos como caixas d’água, antenas, tapumes de obras e fios elétricos. Uma instalação destaca os isopores dos ambulantes.

Advertisement

“Fui percebendo as inúmeras formas de integração que se dão entre o trem e a cidade. O espaço de domínio da ferrovia, a faixa de lastro, só funciona até certa altura da malha. Quanto mais se adentra, mais a cidade se apropria desse lugar de passagem e de acesso proibido. Aí as duas paisagens se combinam por meio de apropriações clandestinas, mas necessárias. Então é possível ver muita gente habitando a faixa de lastro de várias maneiras, seja atravessando, estabelecendo morada ou comércios como oficina de bicicletas, cabeleireiro e venda de bebidas alcoólicas”, completa.

Em seu texto crítico, a curadora destaca que a produção de Diego nos chama atenção para fenômenos urbanos, invisibilizados pelo cotidiano, e sua construção não só arquitetônica, mas especialmente histórica, econômica e social.

A mostra vai até o dia 29/11. A C.galeria fica na Rua Visconde de Carandaí, 19 – Jardim Botânico. Funcionamento: de terça a sexta, de 11h às 19h. Entrada gratuita.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Arte: Diego de Santos e a Viagem ao vão
Dominique Valansi é jornalista, fotógrafa e social media com pós-graduação em Fotografia como Instrumento das Pesquisas Sociais. É editora de conteúdo de grandes eventos culturais como ArtRio - Feira de Arte do Rio de Janeiro e Festival do Rio de Cinema. Viciada em arte, acha ir ao museu em um domingo de sol um programão.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui