Direito do Consumidor: Fique de Olho na Rede

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

global-internet

A comunicação online está a cada dia mais acelerada e diversificada. São vários os canais, temos os e-mails, as redes sociais (Facebook, Twitter, Youtube, G+, Blogs, etc.) e os aplicativos para smartphones (Whatsapp, Snapchat, Periscope, Instagram, etc.). Trocamos informações profissionais e pessoais através de fotos, vídeos e mensagens de texto ou de voz.

Com tantos dados circulando sem controle é importante pensarmos na segurança online, pensarmos na qualidade e na veracidade da informação que recebemos e no conteúdo que compartilhamos. São muitos os casos de cyberbulling, sexting e nudes (seja entre celebridades ou não); fora as fraudes bancárias, os e-mails e os sites falsos. Fique atento:

· Ao receber um e-mail, certifique-se que o remetente é confiável. Não abra anexos ou clique em links suspeitos;

· Faça logoff ao sair do internet banking ou de um site de comércio eletrônico;

· Crie senhas difíceis, use letras e números na combinação e procure muda-las a cada três meses;

· Cuidado com sites que oferecem prêmios, vantagens ou produtos gratuitos. Desconfie!;

· Cuidado com cadastro em sites de compras, só forneça o número do seu cartão de crédito quando for finalizar a compra;

· Não dê informações relevantes sobre você, sua família ou seu local de trabalho. Pessoas mal-intencionadas podem se aproveitar desses dados.

Além dos crimes que podem ser cometidos por meio virtual, temos os chamados ilícitos civis que dão direito à reparação por danos materiais e por danos morais.

Estamos sujeitos a muitas formas de violações aos direitos. Caso tenha dúvidas ou se sinta prejudicado: informe-se! Procure um advogado, os órgãos de defesa do consumidor, as agências reguladoras, a delegacia de polícia, enfim não deixe passar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Direito do Consumidor: Fique de Olho na Rede

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui