Dirigindo ao futuro: número de carros elétricos aumentam no RJ

Associação Brasileira de Veículos Elétricos afirma que quase 3 mil pessoas já aderiram aos automóveis no estado. Na última sexta-feira, 18/11, foi inaugurado, em Botafogo, o primeiro eletroposto da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Os carros elétricos são, há muitos anos, uma realidade. E, em futuro não tão distante, eles tomarão conta das ruas do Brasil e do mundo. E isso já vem acontecendo no Rio de Janeiro, pois, de acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos, quase três mil pessoas já aderiram a carros elétricos no Estado do Rio e cerca de dois mil deles estão nsó a capital fluminense.

Apesar de ainda não serem maioria nas ruas, o mercado voltado para esses veículos vem crescendo. Na última sexta-feira, (18/11), foi inaugurado o primeiro eletroposto Shell Recharge, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Frederico Saliba, vice-presidente de energia renovável da Raízen, explica que na estação uma recarga inteira custa cerca de R$ 100 e o abastecimento dura cerca de 35 minutos.

De acordo com informações do Jornal Band News, o motorista não irá necessitar da ajuda de frentista para recarregar nas estações Shell Recharge e pode fazer tudo sozinho. Basta baixar o aplicativo Tupinambá e cadastrar a forma de pagamento. Em seguida, já no eletroposto, o cliente escolhe a opção de fazer uma recarga, tira a foto de um QR Code, seleciona a tomada e inicia a recarga.

Embora seja um avanço ao futuro, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre os valores do abastecimento de veículos elétricos, mas é mais barato carregar a bateria de um carro elétrico do que encher um tanque de gasolina de um veículo tradicional.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dirigindo ao futuro: número de carros elétricos aumentam no RJ
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Eis um tópico bastante controverso. É verdade que a utilização de carros elétricos reduz o consumo de combustíveis fósseis (cuja decomposição é danosa ao meio ambiente), mas a produção de suas baterias utiliza metais pesados cuja extração e refino também envolvem processos altamente prejudiciais. Isso sem falar do aumento dramático do consumo de energia elétrica caso a adesão a esses carros venha a aumentar de forma substancial, o que pode suscitar a construção de mais usinas (mais impacto ambiental). Não tenho uma opinião sacramentada sobre o assunto, mas certamente não é uma conta fácil de se fazer. No fim das contas, parece-me a velha história do “despir um santo para vestir outro”.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui