Disque Denúncia e Semove fecham parceria para aumentar segurança nos ônibus

Objetivo da ação é estimular a participação da população com informações que possam colaborar com as autoridades policiais na prevenção, repressão e investigação de crimes nos coletivos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Daniel Martins/Diário do Rio

O Disque Denúncia e a Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro (Semove), firmaram parceria, nesta quinta-feira (1), buscando aumentar a segurança dos ônibus no Rio de Janeiro. O convênio entre o Instituto MovRio, responsável pela gestão do Disque Denúncia, e a Semove, federação que representa 184 empresas de ônibus de serviços urbano no estado, visa estimular a participação da população com informações que possam colaborar com as autoridades policiais na prevenção, repressão e investigação de crimes nos coletivos.

As denúncias poderão ser realizadas de forma anônima pelos canais de atendimento do Disque Denúncia e todos os dados recebidos serão registrados na plataforma SAFE, disponibilizada pela Semove, que reunirá informações importantes como local e horário exato das ocorrências, ponto de embarque e desembarque dos criminosos, características físicas dos suspeitos e imagens do circuito interno de vídeo dos ônibus.

O Disque Denúncia é uma importante ferramenta à disposição da população. O cidadão poderá denunciar, inclusive pelo WhatsApp anonimizado, assaltos, vandalismos e ônibus incendiados. Todas as denúncias são importantes e serão devidamente apuradas”, afirmou Renato Almeida, diretor geral do Instituto MovRio, responsável pela gestão do programa Disque Denúncia.

O vice-presidente de Relações Institucionais da Semove, Rodrigo Tortoriello, acredita que o trabalho em conjunto com o Disque Denúncia vai contribuir significativamente também para o bem-estar dos passageiros do transporte público e a evolução da mobilidade urbana:

Advertisement

A proposta é aproximar o nosso cliente das forças de segurança, criando uma conexão direta que não precisa passar pela empresa de ônibus. E o fato de o passageiro não precisar se identificar, aliado à confiabilidade que ele já tem no Disque Denúncia, vai estimular a participação da sociedade, gerando efeitos muito positivos na redução da criminalidade e na sensação de segurança no transporte público”, declarou Rodrigo.

Saiba como denunciar

Os usuários dos transportes poderão denunciar anonimamente através dos canais de atendimento do Disque Denúncia, pelo telefone 2253-1177 e também pelo aplicativo gratuito em versões IOS e Android.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Disque Denúncia e Semove fecham parceria para aumentar segurança nos ônibus
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui