Disque-Denúncia reconfigura canais de comunicação para otimizar combate aos maus tratos contra animais

Nos 4 primeiros meses deste ano foram registradas 5.300 denúncias de crimes ambientais no Estado, sendo 3.357 de crime de maus tratos contra animais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Reunião entre integrantes de órgãos estaduais e municipais ligados ao meio ambiente /Divulgação

Representantes de instituições estaduais e municipais ligados ao meio ambiente realizaram, na manhã desta sexta-feira (14), uma reunião no Instituto Mov Rio, que coordena o programa Disque Denúncia, para discutir estratégias de repasses de denúncias e informações sobre maus tratos contra animais registradas no programa Linha Verde. A ideia é fazer que as informações tenham um tratamento diferenciado, com o encaminhamento adequado ao órgão fiscalizador, liberando os polícias ambientais para tratar de assuntos como desmatamento, construções irregulares, balões, extração mineral, entre outros. À reunião compareceram integrantes do Comando de Polícia Ambiental, Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Proteção e Direito dos Animais.

De acordo com o balanço de atendimentos do Linha Verde, somente nos quatro primeiros meses de 2023 foram registradas 5.300 denúncias de crimes ambientais em todo o Estado do Rio de Janeiro, das quais 3.357 (62%) eram relacionadas ao crime de maus tratos contra animais. Desse total, quase 2.000 ocorrências eram relacionadas a crimes cometidos contra animais na capital fluminense. O programa registrou ainda 455 denúncias sobre extração irregular de árvores, 432 sobre poluição do ar, 354 de guarda e comércio de animais silvestres e 292 sobre desmatamento florestal. Com a alta demanda de casos contra violência contra os animais, o Comando de Polícia Ambiental e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente acabam não realizando uma investigação adequada de outros crimes ambientais cometidos no Estado do Rio.

Na reunião ficou acordado que as denúncias recebidas pelo Linha Verde, através dos contatos (21) 2253 1177, 0300 253 1177, WhatsApp (21) 99973 1177 e pelo Aplicativo “Disque Denúncia RJ” que forem pertinentes à cidade do Rio de Janeiro serão encaminhadas exclusivamente à Secretaria Municipal de Proteção e Direito dos Animais. Com isso, espera-se desafogar o Comando de Polícia Ambiental e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. A medida permitirá que os órgãos específicos tenham uma atuação mais eficiente e a sociedade uma resposta mais rápida sobre a sua demanda.  

Também participaram do encontro, o diretor geral do Instituto Mov Rio e coordenador do Disque Denúncia, Renato Almeida; coronel Luciano de Vasconcelos, o comandante do Comando de Polícia Ambiental (CPAm); Vinícius Cordeiro, secretário municipal de Proteção e Direito dos Animais do Rio de Janeiro, além do delegado Wellington Vieira (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente).

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Disque-Denúncia reconfigura canais de comunicação para otimizar combate aos maus tratos contra animais
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui